CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO POPULAR COM ENFOQUE EM GÊNERO E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

  • Autor
  • Bárbara Figueiredo Souto
  • Co-autores
  • Mônica Maria Teixeira Amorim , Filomena Luciene Cordeiro Reis , Daliana Cristina de Lima Antonio , Roberto Mendes Ramos Pereira
  • Resumo
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    O objetivo da criação de um Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais (Cerpopular) é atender a demandas de ações, pesquisas e estudos no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha e Mucuri. O projeto apresenta caráter de extensão articulado com a pesquisa e o ensino, pois realiza levantamentos das ações de educação popular existentes, produz dados, organiza acervos de publicações e oferece formação de professores(as) e camponeses(as) com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais. Para o alcance das metas realizamos trabalhos coletivos, agregando pesquisadores(as) e estudantes de algumas instituições mineiras e fazemos alianças com movimentos sociais. Tendo por base as perspectivas da educação popular, esse projeto possui premissas metodológicas consolidadas e evidente função social, produzindo conhecimento acessível a uma camada ampla da população. O projeto é executado de forma dialógica com a comunidade, ou seja, de modo que não haja hierarquias nas relações pessoais e na construção de conhecimentos, proporcionando troca de saberes e vivências, necessariamente em via de mão dupla (GADOTTI, 2012, p. 7), colaborando para a formação dos(as) envolvidos(as) nas ações – professores(as), educandos(as) e comunidade, ao usar a metodologia dos Círculos de Cultura (FREIRE, 1993) e oficinas. No momento, o Cerpopular está com frentes de ação no Quilombo Vila São João, em Berizal, trabalhando com a comunidade para o reconhecimento de seu patrimônio material e imaterial; no Assentamento do MST Terra Prometida II, em Pedras de Maria da Cruz, dialogando com as mulheres, somando no processo de formação de lideranças femininas e no registro de suas histórias de vidas; e nos Cursinhos Populares da Rede Emancipa, em Montes Claros, São Francisco e Manga, atuando em atividades que propiciem a inserção de pessoas periféricas na Universidade. Portanto, o trabalho em comunidade tem sido a diretriz do projeto, articulando docentes, discentes e comunidade na construção de saberes emancipatórios.

     

    Fomento: Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

     

    Referências

    CORREA, Célia Nunes. O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. Dissertação defendida no Mestrado Profissional em Sustentabilidade da Universidade de Brasília, 2018.

    FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

    GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. CONGRESSO INTERNACIONAL PEDAGOGIA SOCIAL, São Paulo, Julho de 2012.

    hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Trad. de Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

    NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Organização de Alex Ratts. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

    PACHECO, José. Aprender em comunidade. São Paulo: Edições SM, 2014.

  • Palavras-chave
  • Educação Popular, Gênero, Questões Étnico-Raciais
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)