PRÁTICA PEDAGÓGICA: a utilização das ferramentas digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

  • Autor
  • VIVIANE VIEIRA SOARES MENDES
  • Co-autores
  • LEONICE VIEIRA DE JESUS PAIXÃO , VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA
  • Resumo
  •  

    Introdução

    Esse estudo se apresenta como um relato de experiência realizado a partir do desenvolvimento das atividades de intervenção pedagógica realizadas por acadêmicas do Curso de Pedagogia, sob a orientação da professora da escola.  Com relação ao desenvolvimento das ações visando contribuir e elevar os níveis de leitura e escrita dos alunos avaliados pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (Saeb), e ainda ampliar e consolidar a relação entre IES e a escola básica promovendo o protagonismo das redes de ensino na formação de professores, maior valorização e motivação das acadêmicas envolvendo-as em atividades de intervenção para melhorar o IDEB dos alunos nas escolas básicas, e que possam aumentar o interesse e desempenho dos alunos nas atividades.

    Durante o período de realização das ações, as acadêmicas foram incentivadas a realizar diversas ações que impulsionaram seu crescimento profissional e sua capacidade de atuar de forma independente no ambiente educacional. Ao iniciar a imersão na escola, estas foram convidadas a analisar cuidadosamente os documentos da escola, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e Regimento Escolar, bem como examinar os dados da escola, especialmente das turmas submetidas à Avaliação Seriada do SAEB.

    Ao final da intervenção as acadêmicas ministraram oficinas e mini-cursos na escola, aprimorando suas habilidades de comunicação e liderança. Ademais, a elaboração de materiais didáticos inovadores favoreceu o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas, especialmente voltadas ao processo de alfabetização, fortalecendo o licenciando como agente ativo no campo educacional.

    Justificativa e problema da pesquisa

    A intervenção se justifica pela necessidade de contribuir com a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia aproximando a teoria da prática que são vivenciadas e desenvolvidas nas escolas de Educação Básica.

    Objetivos da pesquisa

    Contribuir para elevar os níveis de leitura e escrita dos alunos avaliados nos níveis 1 e 2, na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e ainda ampliar e consolidar a relação entre IES e a escola básica.

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    A alfabetização é um marco essencial no desenvolvimento educacional das crianças (Soares, 2004), representando o ponto de partida para que se tornem leitoras e produtoras de textos competentes ao longo da vida. Nesse contexto, o papel das atividades envolvendo leitura e produção de textos multimodais, aliado ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), têm ganhado crescente relevância no cenário educacional contemporâneo(Rojo, 2012).

    Através das TDIC, torna-se possível oferecer uma variedade de recursos, como aplicativos educativos, plataformas de leitura interativa, jogos e ferramentas de escrita digital, que contribuem para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Além disso, essas tecnologias permitem uma abordagem mais personalizada, possibilitando que cada aluno avance em seu ritmo e de acordo com suas necessidades individuais, outro benefício das TDIC é o acesso a uma ampla diversidade de conteúdos e informações, que podem ser explorados de forma dinâmica e interativa, esse aspecto estimula o interesse dos estudantes pela leitura e escrita, tornando o processo de alfabetização mais envolvente e prazeroso.

    Procedimentos metodológicos

    A intervenção iniciou com o objetivo inicialmente de promover a familiarização com os aplicativos e ferramentas disponíveis no tablet, por parte das acadêmicas, para que houvesse em seguida, a criação de atividades voltadas para alfabetização e letramento dos alunos, utilizando tais aplicativos. Os conteúdos utilizados para alavancar a aprendizagem foram, sons fonéticos, sílabas simples e complexas, rimas, poemas, gêneros textuais e dentre outros.

    Os aplicativos utilizados durante as atividades foram o Canva, Mindmeister, Mentimeter, Kahoot, WordWall e dentre outros. Para ter acesso as atividades, houve a criação e disponibilização de códigos de Qr Codes, em que os alunos realizavam a leitura com o Leitor Qr.

    Uma das atividades desenvolvidas pelas acadêmicas, envolveu a socialização de textos referentes à aplicativos de uso cotidiano e uma atividade de construção de um mural no aplicativo Padlet. Antes que as orientações de quais trechos deveriam ser levados ao mural, as crianças manipularam o texto, colorindo seus espaços, e encontrando e destacando as informações solicitadas, essas ações simples foram necessárias para atender ao nível baixo de leitura e escrita das crianças. Os alunos não encontraram dificuldades em acessar a atividade via Qr Code – pois em dias anteriores, já haviam tido contato com esse modo de acesso-, mas se confundiram relativamente ao lidar com o Padlet, e demoraram bastante na reescrita das informações solicitadas.

     Outra atividade realizada com o aplicativo Canva como ferramenta, foi realizar um ditado de imagens, e apesar das dificuldades que encontraram, quanto a configuração inicial do aplicativo, a atividade correu bem, sendo possível observar o nível de escrita das crianças, e identificar se estavam no nível silábico ou silábico-alfabético.

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    Foi perceptível que os alunos querem aprender, são questionadores, participativos e se interessaram pelas atividades com o tablet. A tecnologia desperta um maior interesse nas crianças e saber usá-la na sala de aula contribui para os processos de ensino e aprendizagem dos alunos.

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e Grupo de Trabalho do COPED

    A pesquisa possibilitou o repensar da utilização das TDIC nos processos de ensino e aprendizagem e na formação do professor.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, letramento, tecnologia, prática pedagógica, intervenção.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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