Este texto relata a experiência vivenciada durante a realização do Estágio Extracurricular na disciplina de Investigação em Educação Matemática, do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática, sob a tutela de uma docente do referido curso. Durante esse período, foram explorados três elementos fundamentais para a formação docente: abordagens teóricas, relação professor-aluno e metodologias de ensino. Esta atividade, prevista no Artigo 2°, Parágrafo 5°, do Regulamento de Atividades Integradas de Extensão – AIEx do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros, teve como objetivo investigar o impacto das abordagens teóricas discutidas na disciplina na dinâmica da sala de aula, na interação interpessoal entre os envolvidos e nas estratégias pedagógicas adotadas. O período de realização compreendeu os meses de setembro a dezembro de 2023. Os resultados obtidos revelaram que uma abordagem participativa e colaborativa por parte do professor propiciou uma interação mais significativa entre os alunos e o conteúdo, exercendo uma influência positiva no processo de aprendizagem.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)