PROJETO DE PESQUISA ORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIMONTES

  • Autor
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado
  • Co-autores
  • Zulma Ferreira de Souza , Eliana de Freitas Soares , Cecídia Barreto Almeida , Leonice Vieira de Jesus Paixão , Maria Nadurce da Silva
  • Resumo
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    Um dos desafios de qualquer instituição é ter uma política ou programa que acompanhe o percurso de seus acadêmicos no curso e depois, quando se torna egresso. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) traz inserido em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), a necessidade desse acompanhamento.  Um dos objetivos desse projeto de pesquisa é identificar as características sóciodemográficas do egresso do curso de Pedagogia da Unimontes desde a década de 60 até 2022. E tem o problema: quais as características sóciodemográficas e percepções dos egressos do curso de Pedagogia da Unimontes. Diferentes estudos destacam a importância das instituições de ensino superior terem dados sobre como as licenciaturas têm contribuído para a vida profissional e pessoal dos seus profissionais. Nesse aspecto, a percepção dos egressos pode ajudar na oferta e reformulações dos cursos. Felicetti (2018) afirma que estudos com egressos ajudam a identificar a escolha do curso, satisfação com o mesmo, entre outros aspectos. Como metodologia a pesquisa segue uma abordagem mista, utilizando de diversos recursos para levantar as informações, como: ficha de matrícula dos egressos, e-mail, telefone, além de questionários e entrevistas. A análise dos dados será estatística descritiva e textual discursiva. Como resultados parciais tem-se: identificação do quantitativo de turmas da Pedagogia nos campi com entradas até 2023 – Brasília de Minas (19 turmas – ano de início 2005), Paracatu (17 turmas – ano de início 2005), Espinosa (17 turmas – ano de início 2005), Almenara (20 turmas – ano de início 2004), Janaúba (16 turmas – ano de início 2008), Januária (22 turmas – ano de início 1995), Pirapora (24 turmas – ano de início 1996). Sobre Montes Claros os dados ainda estão sendo organizados. Ter esses dados registrados é recuperar fatos históricos e resguardar a memória do curso que neste ano completou 60 anos.

     

  • Palavras-chave
  • Egressos, Pedagogia, Unimontes.
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)