NÍVEIS DE DEMANDAS COGNITIVAS EM TAREFAS DE ÁLGEBRA EM DUAS COLEÇÕES DE MATERIAIS CURRICULARES

  • Autor
  • Cléia Ferreira Niz Rocha
  • Resumo
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    O trabalho é um recorte de uma pesquisa maior que discute os níveis de demandas cognitivas em tarefas matemáticas e as suas implicações para o design pedagógico e a aprendizagem do estudante.  O estudo é desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). O recorte é orientado pelo objetivo de analisar os níveis de demandas cognitivas de tarefas matemáticas em duas coleções de materiais curriculares. Como procedimentos metodológicos, foram selecionados os Manuais do Professor de duas coleções de materiais, avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) edição de 2024, quais sejam: A Conquista da Matemática (CM) e Matemática e Realidade (MR). Nas coleções, foram mapeadas as tarefas de Álgebra, a partir das habilidades prescritas para cada ano escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em conformidade com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular. O aporte teórico remete aos níveis de demandas cognitivas em tarefas matemáticas, que se referem aos diferentes graus de complexidade e raciocínio matemático que são exigidos dos estudantes ao resolverem tarefas. Ao todo, foram mapeadas e analisadas 664 tarefas, sendo 394 em CM e 270 em MR. Desse total, classificamos como memorização 237 tarefas, sendo 113 em CM e 124 em MR. Nas tarefas de procedimento sem conexão, o mapeamento permitiu contabilizar 63 tarefas em CM e 42 em MR, totalizando 105 tarefas. Ao mapear as tarefas de procedimento com conexões, localizamos 168, sendo 129 em CM e 39 em MR. Em relação às tarefas do nível fazer matemática, foram mapeadas 154, sendo identificadas 89 em CM e 65 em MR. A análise permitiu observar que o enfoque maior é centrado em tarefas de memorização, o que sugere uma retenção de informações, isto é, são tarefas que exigem que os estudantes recordem fórmulas, fatos e definições, sem necessariamente compreender os significados subjacentes. Em contrapartida, a presença considerável de tarefas de procedimento com conexão e fazer matemática, evidencia que os materiais analisados possibilitam uma promoção na compreensão de conceitos e seus empregos em situações variadas, seja no contexto da Matemática, de outra disciplina ou de algum aspecto social.

     

  • Palavras-chave
  • Materiais Curriculares. Álgebra. Raciocínios Matemáticos
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  • Educação e Diversidade
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