A LITERATURA INFANTIL: ABORDAGENS PARA CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Fernanda Santos Prates
  • Resumo
  •  

    Temos em mente que estudar Matemática têm que haver regras, modelos padrões de conteúdo e sempre com as mesmas metodologias. Quando nos referimos a Educação Infantil, os professores precisam ir além das abordagens didáticas tradicionais, para que o conceito matemático possa ser desenvolvido de forma lúdica e criativa, e um exemplo a ser trabalhado é da integração com a Literatura Infantil; assim conciliar histórias com atividades práticas, é um convite paras as crianças explorarem o mundo matemático de maneira significativa e divertida. Literaturas infantis podem ser trabalhadas para o desenvolvimento da linguagem oral, e também podem ser usadas para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social e ao usar esse material durante as aulas de Matemática pode-se conciliar problemas de aritmética para as crianças resolverem, utilizando os elementos da história para que encontre as soluções. Os problemas apresentados às crianças enquanto manipulam os livros despertam interesses e desafios, além de possibilitar a criança a analisar a ideia proposta e outras que aparecem na história. Nessa perspectiva, acalorar os estudantes a formularem problemas matemáticos provemos discussões, diálogos, críticas e diversas estratégias de solução entre eles. Na disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática I, durante o primeiro semestre de 2024, no Curso de Pedagogia, trabalhamos essas conciliações e observamos os diferentes conceitos matemáticos a partir da escolha de um livro de Literatura Infantil, conceitos matemáticos, tais como os de: medida, sequência numérica, medida tempo, medida de massa, dentre outros. Portamos, pode-se concluir que a literatura na aprendizagem matemática gera transformações nas práticas educacionais bem como para os professores e para os alunos, gerando uma aprendizagem significativa e enriquecedora.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática; Literatura Infantil; Conceitos matemáticos
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)