A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A AUTONOMIA DO EDUCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Iza Catarina Rodrigues Vaz
  • Co-autores
  • Islei Gonçalves Rabelo
  • Resumo
  • Resumo Simples A prática pedagógica e a autonomia do educando na Educação Infantil são temas de extrema relevância no contexto educacional atual. O papel do professor no processo de construção do conhecimento tem sido muito questionado e por isso, o interesse pela discussão sobre a temática tem crescido, tanto na sala de aula da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, quanto durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tal discussão perguntamos: a prática pedagógica estimula a autonomia do educando no 2° período da Pré-escola, em uma escola Pública, no município de Brasília de Minas, no ano de 2024? O objetivo geral é verificar se a prática pedagógica pode estimular a autonomia do educando no 2° período da Pré-escola, em escola pública, no município de Brasília de Minas, no ano de 2024 e os objetivos específicos são: conceituar prática pedagógica e autonomia; historicizar a Educação Infantil; contextualizar o 2° período da pré-escola; identificar as práticas pedagógicas que podem promover a autonomia dos educandos no 2° período da Pré-escola e refletir acerca dos desafios e obstáculos enfrentados pela professora no desenvolvimento da autonomia dos alunos. O interesse pelo tema surgiu após algumas discussões em sala de aula no curso de Pedagogia e também durante o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. Autores como Freire (1968) e Saviani (2011) são de grande importância para a compreensão da relação que pode se estabelecer entre autonomia e prática pedagógica. Segundo Freire (1968), o professor deve mediar, facilitar e articular o conhecimento, em vez de simplesmente deter ou transmitir a informação.

    A metodologia se respaldará numa revisão de literatura e na pesquisa de campo através dos instrumentos de entrevista semiestruturada e observação in loco. Por considerações parciais, já percebemos que a autonomia na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças e que os professores desempenham um papel fundamental nesse processo, uma vez que a prática pedagógica pode ser pautada na escuta e na mediação.

  • Palavras-chave
  • Autonomia. Prática pedagógica. Educação Infantil
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
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  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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