Resumo Simples A prática pedagógica e a autonomia do educando na Educação Infantil são temas de extrema relevância no contexto educacional atual. O papel do professor no processo de construção do conhecimento tem sido muito questionado e por isso, o interesse pela discussão sobre a temática tem crescido, tanto na sala de aula da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, quanto durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tal discussão perguntamos: a prática pedagógica estimula a autonomia do educando no 2° período da Pré-escola, em uma escola Pública, no município de Brasília de Minas, no ano de 2024? O objetivo geral é verificar se a prática pedagógica pode estimular a autonomia do educando no 2° período da Pré-escola, em escola pública, no município de Brasília de Minas, no ano de 2024 e os objetivos específicos são: conceituar prática pedagógica e autonomia; historicizar a Educação Infantil; contextualizar o 2° período da pré-escola; identificar as práticas pedagógicas que podem promover a autonomia dos educandos no 2° período da Pré-escola e refletir acerca dos desafios e obstáculos enfrentados pela professora no desenvolvimento da autonomia dos alunos. O interesse pelo tema surgiu após algumas discussões em sala de aula no curso de Pedagogia e também durante o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. Autores como Freire (1968) e Saviani (2011) são de grande importância para a compreensão da relação que pode se estabelecer entre autonomia e prática pedagógica. Segundo Freire (1968), o professor deve mediar, facilitar e articular o conhecimento, em vez de simplesmente deter ou transmitir a informação.
A metodologia se respaldará numa revisão de literatura e na pesquisa de campo através dos instrumentos de entrevista semiestruturada e observação in loco. Por considerações parciais, já percebemos que a autonomia na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças e que os professores desempenham um papel fundamental nesse processo, uma vez que a prática pedagógica pode ser pautada na escuta e na mediação.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)