VÍNCULOS AFETIVOS NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Martha Daniele Santos
  • Co-autores
  • Daniane Pereira , Pedro Henrique Soares dos Santos , Carlos Antonio Jacinto
  • Resumo
  •  

    Este estudo examinou a relação entre afeto e formação docente em práticas inclusivas, abordando processos de in/exclusão na educação. Analisou-se o impacto do afeto seletivo nas interações educacionais e sua ligação com desigualdades sociais. Autores como Bonfim, Goulart, Ivic, La Taille et al, Piaget, Vygotsky, Wallon e Freire contribuíram com teorias sobre desenvolvimento humano, afeto e educação inclusiva. A pesquisa adotou uma abordagem teórica e revisão bibliográfica, com observações em ambientes escolares e não escolares. Os resultados ressaltaram a importância do afeto na educação inclusiva e destacaram a formação docente como crucial para enfrentar desafios sociais e promover equidade educacional.

     

  • Palavras-chave
  • Afeto seletivo. Formação docente. Educação inclusiva. Desigualdades sociais.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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