Este estudo examinou a relação entre afeto e formação docente em práticas inclusivas, abordando processos de in/exclusão na educação. Analisou-se o impacto do afeto seletivo nas interações educacionais e sua ligação com desigualdades sociais. Autores como Bonfim, Goulart, Ivic, La Taille et al, Piaget, Vygotsky, Wallon e Freire contribuíram com teorias sobre desenvolvimento humano, afeto e educação inclusiva. A pesquisa adotou uma abordagem teórica e revisão bibliográfica, com observações em ambientes escolares e não escolares. Os resultados ressaltaram a importância do afeto na educação inclusiva e destacaram a formação docente como crucial para enfrentar desafios sociais e promover equidade educacional.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)