DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E ENSINO DA LIBRAS COMO L2: REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA DIANTE DA DIVERSIDADE ESCOLAR

  • Autor
  • Antonio Alves Cavalcante Junior
  • Co-autores
  • Luiz Felipe Pontes Dias , Luana Isabel Gonçalves de Lima , Crisiane de Freitas Soares , Rubens Ramos de Almeida
  • Resumo
  • Em 2024 o Estado de Tocantins tornou obrigatório a disciplina “Libras– Língua Brasileira de Sinais” nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9°), desta forma é imperativo pensar em didáticas de ensino que busquem contribuir de forma qualitativa no processo de ensino-aprendizado da Libras como segunda língua (L2) para crianças ouvintes. Neste estudo, destacamos o papel do DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem - como estratégia diante da diversidade escolar no que tange ao empregar uma escolarização dentro do paradigma da inclusão. O DUA surgiu inicialmente inspirado no conceito de acessibilidade para todos no âmbito arquitetônico o qual apregoava-se a elaboração de ambientes que pudessem ser utilizados por todos, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas. Neste ínterim, objetiva-se com a presente pesquisa refletir acerca de como o Desenho Universal aplicado no processo de escolarização, e mais precisamente, no processo de aquisição de segunda língua pode ser uma ferramenta importante para uma prática de ensino acessível a um maior número de estudantes, diminuindo barreiras enfrentadas pelos discentes em sala de aula. Além disso, analisaremos como o DUA impacta desde o planejamento docente até a avaliação do processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos ouvintes dos anos finais do ensino fundamental. Apresentando como principal aporte teórico Zerbato (2018) e Silva; Lídia (2020), propõem-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa exploratória. Desta forma, almejamos que a presente investigação promova reflexões sobre práticas pedagógicas para o ensino de Libras como L2 diante da construção de uma política linguística multilíngue no âmbito educacional.

  • Palavras-chave
  • Libras, DUA, Políticas linguísticas
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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