Em 2024 o Estado de Tocantins tornou obrigatório a disciplina “Libras– Língua Brasileira de Sinais” nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9°), desta forma é imperativo pensar em didáticas de ensino que busquem contribuir de forma qualitativa no processo de ensino-aprendizado da Libras como segunda língua (L2) para crianças ouvintes. Neste estudo, destacamos o papel do DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem - como estratégia diante da diversidade escolar no que tange ao empregar uma escolarização dentro do paradigma da inclusão. O DUA surgiu inicialmente inspirado no conceito de acessibilidade para todos no âmbito arquitetônico o qual apregoava-se a elaboração de ambientes que pudessem ser utilizados por todos, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas. Neste ínterim, objetiva-se com a presente pesquisa refletir acerca de como o Desenho Universal aplicado no processo de escolarização, e mais precisamente, no processo de aquisição de segunda língua pode ser uma ferramenta importante para uma prática de ensino acessível a um maior número de estudantes, diminuindo barreiras enfrentadas pelos discentes em sala de aula. Além disso, analisaremos como o DUA impacta desde o planejamento docente até a avaliação do processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos ouvintes dos anos finais do ensino fundamental. Apresentando como principal aporte teórico Zerbato (2018) e Silva; Lídia (2020), propõem-se como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa exploratória. Desta forma, almejamos que a presente investigação promova reflexões sobre práticas pedagógicas para o ensino de Libras como L2 diante da construção de uma política linguística multilíngue no âmbito educacional.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)