O letramento socioemocional é uma abordagem educacional que vai além do domínio das habilidades cognitivas e acadêmicas, priorizando o desenvolvimento das competências emocionais e sociais dos indivíduos. Ele envolve a capacidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções, bem como de estabelecer relações interpessoais saudáveis e tomar decisões de forma consciente e responsável. No contexto educacional brasileiro, a implementação do Letramento Socioemocional na formação docente enfrenta desafios significativos, refletindo uma lacuna entre teoria e prática. Este estudo buscou entender esses desafios, examinar os fatores facilitadores e os impactos reais do Letramento Socioemocional. Baseando-se em teorias de Goleman (1995), Gardner (1995), Bronfenbrenner (2005) e Tajfel e Turner (1986), a pesquisa adotou uma abordagem interdisciplinar para promover uma compreensão mais holística do desenvolvimento humano e propor recomendações para aprimorar sua implementação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e saudável.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)