LETRAMENTO SOCIOEMOCIONAL: DESAFIOS E CAMINHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Martha Daniele Santos
  • Co-autores
  • João Vitor Nascimento de Santana , Simone Rodrigues Luz Lima , Dilsa Maria Santos Carrera
  • Resumo
  •  

    O letramento socioemocional é uma abordagem educacional que vai além do domínio das habilidades cognitivas e acadêmicas, priorizando o desenvolvimento das competências emocionais e sociais dos indivíduos. Ele envolve a capacidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções, bem como de estabelecer relações interpessoais saudáveis e tomar decisões de forma consciente e responsável. No contexto educacional brasileiro, a implementação do Letramento Socioemocional na formação docente enfrenta desafios significativos, refletindo uma lacuna entre teoria e prática. Este estudo buscou entender esses desafios, examinar os fatores facilitadores e os impactos reais do Letramento Socioemocional. Baseando-se em teorias de Goleman (1995), Gardner (1995), Bronfenbrenner (2005) e Tajfel e Turner (1986), a pesquisa adotou uma abordagem interdisciplinar para promover uma compreensão mais holística do desenvolvimento humano e propor recomendações para aprimorar sua implementação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e saudável. 

     

  • Palavras-chave
  • Letramento Socioemocional. Formação Docente. Inteligência Emocional.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)