A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Amanda Patryne Souza Santos
Unimontes
amandapatryne.17@gmail.com
Clara Sena Mata Oliveira
Unimontes
clarasmpedagogia@gmail.com
Ires Cristina Souza Teixeira
Unimontes
irescristina202@gmail.com
Lara Medeiros de Aquino
Unimontes
laramedeiros722@gmail.com
Maria Isabela Pereira Rocha
Unimontes
Pmariaisabelaaa@gmail.com
Eixo: Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Resumo
Esse trabalho objetiva identificar e analisar a intencionalidade das práticas de leitura literária na Educação Infantil de escolas municípios do norte de Minas Gerais. Tem-se sob perspectiva, o letramento literário, para que as crianças compreendam usos da linguagem, desenvolvam habilidades e se formem leitores. Foi realizada pesquisa com professores atuantes em Escolas/Centros Municipais de Educação Infantil, aplicando um questionário para produção de dados. Os resultados indicam frequência da prática de leitura, organizada por projetos, sugeridos pelas escolas. Constatou-se a escassez de recursos e variedade de obras, bem como a participação de pais no desenvolvimento dessas habilidades. Conclui-se ser necessária a familiaridade das crianças com práticas literárias no ambiente escolar e familiar.
Palavras-Chave: Letramento Literário. Práticas de Leitura. Educação Infantil.
Introdução
O contato das crianças com linguagem literária promove a compreensão do mundo, desenvolve o imaginário, a curiosidade, possibilita identificar conflitos e soluções, entre outros sentidos para a vivência humana (Abramovich, 2009). Considerando Soares (2020) e Cosson (2006), a importância do letramento literário desde a ampliação de habilidades infantis, até nos modos de intervenção e atuação de professores. A partir de relações entre práticas literárias e intencionalidades docentes, para desenvolvimento de crianças, se constitui esta pesquisa.
Justificativa e problema da pesquisa
A formação de leitores ocorre pelas experiências com autores e obras diversos de qualidade, a partir do espaço escolar, social e familiar. Assim, visando à identificação e ao propósito das práticas literárias docentes na Educação Infantil, questiona-se: qual a intencionalidade das práticas literárias desenvolvidas no espaço escolar? Quais são as escolhas literárias e as dificuldades enfrentadas pelos professores?
Objetivo da pesquisa
Objetiva-se identificar e analisar a intencionalidade das práticas de leitura literária em salas de referência em Escolas/Centros Municipais de Educação Infantil de municípios norte-mineiros. Ademais, busca-se identificar escolhas literárias e as dificuldades encontradas nas práticas literárias em questão.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
A prática da linguagem ocorre de variados modos, propiciando a construção de muitas possibilidades interacionais (Cosson, 2006). Depreende-se que as práticas de leitura são importantes para o indivíduo não apenas ouvir, mas experienciar obras e potencializar sua autonomia leitora. Assim, a inserção do letramento literário nos anos iniciais de vida colabora com o desenvolvimento dessas habilidades. Na escola, o professor é aquele que promove o processo de mediação, fomenta leituras, intermedeia práticas literárias, assumindo uma direção e um objetivo de leitura – o letramento literário (Cosson, 2006).
Procedimentos metodológicos
Foi realizada pesquisa qualitativa (Guerra, 2014). Para consolidar o objetivo de estudo, aplicou-se um questionário on-line estruturado, a professores de Centros/Escolas Municipais de Brasília de Minas, São Francisco e Montes Claros. Os professores foram questionados sobre os processos de mediação e as escolhas de obras literárias para o trabalho com crianças, além das dificuldades no desenvolver o letramento literário.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
Os professores atendem aos requisitos legais para docência – têm formação em Pedagogia e Normal Superior, maioria regular presencial, com mais de dois cursos em Pós-Graduação, atuando entre 11 e 20 anos.
Dentre os participantes, 57,1% leem para as crianças todos os dias, escolhendo variadas obras e autores com base no contexto escolar/social. Sobre o acervo literário, dois professores afirmam dispor de obras; três afirmam que essas são escassas; e um afirma não ter. As práticas de letramento literário combinam a exploração de diferentes linguagens, baseadas no contexto e projetos escolares. Como dificuldades, evidenciam a carência de recursos e de participação dos pais no desenvolvimento do letramento literário e, também, pouca ênfase na autonomia das escolhas literárias e no desenvolvimento da leitura das crianças.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
Este trabalho está imbricado à proposta do evento, pois apresenta o modo como os professores conduzem o letramento literário de crianças, tratando dos desafios educacionais e das condições para formar novos leitores.
Considerações finais
Considera-se que o letramento literário é importante para a construção de sujeitos leitores. Percebe-se que professores utilizam contextos e realidades das crianças para desenvolver as habilidades, apoiando-se em projetos escolares. Contudo, elucida-se a necessidade de ampliação de recursos escolares, bem como a participação familiar no desenvolvimento da formação leitora das crianças.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2006.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. EAD: Educação a Distância. Belo Horizonte, 2014, 47 p.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança precisa aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020, 337 p.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2009, 174 p.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)