PROGRAMA DE APOIO PSICOLÓGICO, PSICOPEDAGÓGICO E ORIENTACIONAL (PAPPO) NA UNIMONTES
Islei Gonçalves Rabelo
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
isleirabelo@hotmail.com
Andréa Lafetá de Melo Franco
Unimontes
andrea.franco@unimontes.br
Solange R. Prates
Unimontes
solange.prates@unimontes.br
Jadson R. Assis
Unimontes
jadson.assis@unimontes.br
Victor Alexandre de O. Freitas
Unimontes
victor.olifreitas@hotmail.com
Pietra C. Seuaciuc
Unimontes
pietracseuaciuc@gmail.com
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Resumo
O objetivo fundamental do PAPPO é acompanhar e apoiar o acadêmico no contexto universitário, de maneira a consolidar seu amadurecimento e formação cognitiva, afetiva e social. Esse trabalho tem por objetivo apresentar à comunidade acadêmica a importância e o alcance das ações desenvolvidas pelo PAPPO e a metodologia utilizada valeu-se de uma pesquisa empírico documental nos arquivos do PAPPO. O PAPPO sugere ações que possibilitam a acolhida do acadêmico ingressante, identificar as dificuldades vivenciadas por eles no desenvolvimento de suas atividades, implementar ações complementares, de modo a atender as demandas e oferecer serviços de apoio psicológico, psicopedagógico e orientacional.
Palavras-chave: PAPPO. Projeto de Apoio Psicológico. Projeto de Apoio psicopedagógico e Orientacional.
Introdução
O PAPPO foi institucionalizado em 2004 como atividade extensionista integrante da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE/PROEX Unimontes). Seu principal objetivo é acompanhar e apoiar o acadêmico no contexto universitário, consolidando seu amadurecimento e formação cognitiva, afetiva e social. Parte do pressuposto de que a atenção e os cuidados com os aspectos subjetivos são necessários para a superação de dificuldades vivenciadas ao longo do percurso acadêmico, de modo a possibilitar sucesso e potencializar sua formação humana.
Justificativa e problema da pesquisa
A relevância dessa discussão incide na possibilidade de apresentar e problematizar a representatividade do PAPPO na Unimontes. Entende-se também, que a relevância da discussão ora apresentada pode permitir o início de um debate no espaço acadêmico cuja intenção é problematizar as concepções e ações presentes nos projetos de apoio às atividades escolares no Ensino Superior. Para tanto, entende-se ainda, que a princípio, a melhor forma de expressar sua representatividade seja através de dados. Tal análise tomou como referência o ano de 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024.
Objetivos da pesquisa
Esse trabalho tem por objetivo apresentar à comunidade acadêmica a importância e o alcance das ações desenvolvidas pelo PAPPO.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
O PAPPO oferece serviços de apoio psicológico, psicopedagógico e orientacional através de três projetos.
As metas para o projeto de Apoio Psicológico são: promover o amadurecimento e o fortalecimento subjetivo do acadêmico, escutar a situação problema, acolher as urgências subjetivas, identificar e encaminhar os acadêmicos que demandam tratamento especializado para os serviços próprios.
As metas para o projeto de Apoio psicopedagógico e Orientacional são: buscar meios para melhorar o processo de formação do acadêmico, promover a organização de rotina de estudos, promover a gestão do tempo, criar com os acadêmicos estratégias de aprendizagem de modo a facilitar o processo de compreensão dos conteúdos e das disciplinas, disseminar a cultura de inclusão fundamentada no princípio da diversidade e colaborar com a redução dos índices de evasão e de reprovação.
Por fim, as metas para o projeto de pesquisa são: identificar as dificuldades durante o percurso de formação acadêmica e a produção e divulgação dos resultados das pesquisas.
Procedimentos metodológicos
Para atingir o objetivo aqui proposto, valeu-se de uma pesquisa empírico documental nos arquivos do PAPPO.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
No ano de 2019 o PAPPO desenvolveu 19 (dezenove) ações entre oficinas, seminários, palestras, mesas redondas, entre outros atendimentos, e acolheu a um público de 824 (oitocentos e vinte e quatro) acadêmicos, além de 206 (duzentos e seis) atendimentos individuais.
Em 2020, fase do ápice da pandemia, realizou-se 07 (sete) eventos com a presença de 2205 (dois mil duzentos e cinco) professores e acadêmicos, além de 283 (duzentos e oitenta e três) atendimentos individuais.
Em 2021 foram desenvolvidas 36 (trinta e seis) ações, nas modalidades remotas e presenciais, com um público de 1779 (um mil, setecentos e setenta e nove) participantes, entre professores e acadêmicos e 257 (duzentos e cinquenta e sete) atendimentos individuais.
Em 2022 foram desenvolvidas 20 (vinte) ações, nas modalidades remotas e presenciais e 155 (cento e cinquenta e cinco) atendimentos individuais.
Em 2023 foram desenvolvidas 23 (vinte e três) ações, nas modalidades remotas e presenciais e 200 (duzentos) atendimentos individuais.
No ano de 2024, até o mês de marco já foram realizadas 03 (três) ações e 36 (trinta e seis) atendimentos individuais.
Ao se avaliar o percurso desse trabalho toma-se como referência depoimentos de acadêmicos e professores que explicitam de modo significativo a representatividade do PAPPO na Unimontes.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
Como as práticas educativas envolvem ações que podem qualificar o processo de aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento dos acadêmicos, esse trabalho apresenta dados que podem corroborar a importância do trabalho desenvolvido pelo PAPPO na Unimontes.
Considerações finais
O Programa tem sido bem aceito e bem avaliado pelos participantes e a equipe tem trabalhado de forma cooperativa, de modo a proporcionar condição para que as ações realizadas tenham sempre bom êxito.
Referências
MINAS GERAIS. Universidade Estadual de Montes Claros. Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional – PAPPO. 2021.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)