TEORIA, PRÁTICA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Islei Gonçalves Rabelo
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
isleirabelo@hotmail.com
Francely A. dos Santos
Unimontes
francely.santos@unimontes.br
Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Resumo
O objeto de estudo da pesquisa foi a relação de teoria e prática no curso de Pedagogia da Unimontes, de modo a desenvolver uma reflexão sobre a formação de professores a partir de uma breve historicização no Brasil e em Minas Gerais; discutir as possibilidades acerca da relação de teoria e prática na formação de professor e também sobre a concepção de teoria e prática na prática pedagógica, na formação de professores, tendo em vista distinguir a concepção de teoria e prática que está inserida nos documentos curriculares oficiais que organizam e constituem o curso.
Palavras-chave: Formação de professores. Relação teoria e prática. Prática pedagógica. Curso de Pedagogia. Formação inicial.
Introdução
Se a educação é um ato político e o alcance da prática pedagógica se concretiza na prática social, possivelmente a formação de professores se ergue por meio do conceito que as políticas públicas têm de educação, de sujeito e de sociedade.
Justificativa e problema da pesquisa
O objeto de pesquisa se justifica e se põe como pertinente, uma vez que nasceu do seio de nosso trabalho enquanto profissional da educação. Atravessa-o, ao mesmo tempo que emerge de nossa trajetória histórica.
Tem importância social e científica, pois poderá agregar reflexões sobre a problemática apontada aos professores em formação inicial, aos professores e coordenadores do curso de Pedagogia, e contribuir com possíveis transformações na fundamentação epistemológica, filosófica e pedagógica no PPC do curso.
Objetivos da pesquisa
Analisar a relação de teoria e prática que organiza a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia da Unimontes.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
O ponto central de análise foi a relação teoria e prática na formação de professores, a prática pedagógica, as DCN e o currículo de formação de professores, materializados nas Resoluções CNE/CP n. 1/2002, 2/2015 e 2/2019, e por fim nos PPP deste Curso.
Procedimentos metodológicos
Abordagem qualitativa de pesquisa, através de revisão de literatura e pesquisa de campo por meio dos procedimentos de análise documental por meio dos procedimentos de análise de conteúdo e de análise documental. A partir das análises, as categorias surgiram: teoria-prática; prática pedagógica; Diretrizes Curriculares Nacionais; Projeto Político Pedagógico.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
A análise sobre o conceito que os professores têm de relação teoria-prática, o conceito de prática pedagógica, o conceito que as DCN apresentam sobre a teoria e prática e que os PPP trazem a respeito dessa relação, mostrou que há um alinhamento entre tais elementos. O que esse alinhamento pode significar?
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
As políticas públicas se organizam e se implementam a partir ou através de relações fundamentais estabelecidas com o Estado, ou seja, entre a concepção de Estado e as políticas que este implementa. A formação de professores se constrói a partir do conceito que as políticas públicas têm de educação, de sujeito e de sociedade.
Considerações finais
A prática pedagógica de nós professores do curso de Pedagogia da Unimontes pouco dialoga sobre a prática educativa para a diversidade.
Destacamos que o professor da Unimontes é consciente da luta que se trava nesse espaço de formação acadêmica no sentido de defender que os cursos de licenciatura sejam organizados para formar professores e não bacharéis; cujas competências extrapolem a competência técnica, ou a formação de competências e habilidades para o exercício de sua profissão.
Referências
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC,2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne
SAVIANI, Dermeval. O curso de pedagogia e a formação de educadores. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 2, 641-660, jul./dez. 2008c. Disponível em http://www.perspectiva.ufsc.br.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)