TEORIA, PRÁTICA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Autor
  • Islei Gonçalves Rabelo
  • Resumo
  • TEORIA, PRÁTICA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

     

    Islei Gonçalves Rabelo

    Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

    isleirabelo@hotmail.com

    Francely A. dos Santos

    Unimontes

    francely.santos@unimontes.br

    Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação

    Resumo

    O objeto de estudo da pesquisa foi a relação de teoria e prática no curso de Pedagogia da Unimontes, de modo a desenvolver uma reflexão sobre a formação de professores a partir de uma breve historicização no Brasil e em Minas Gerais; discutir as possibilidades acerca da relação de teoria e prática na formação de professor e também sobre a concepção de teoria e prática na prática pedagógica, na formação de professores, tendo em vista distinguir a concepção de teoria e prática que está inserida nos documentos curriculares oficiais que organizam e constituem o curso.

    Palavras-chave: Formação de professores. Relação teoria e prática. Prática pedagógica. Curso de Pedagogia. Formação inicial.

    Introdução

    Se a educação é um ato político e o alcance da prática pedagógica se concretiza na prática social, possivelmente a formação de professores se ergue por meio do conceito que as políticas públicas têm de educação, de sujeito e de sociedade.

    Justificativa e problema da pesquisa

    O objeto de pesquisa se justifica e se põe como pertinente, uma vez que nasceu do seio de nosso trabalho enquanto profissional da educação. Atravessa-o, ao mesmo tempo que emerge de nossa trajetória histórica.

    Tem importância social e científica, pois poderá agregar reflexões sobre a problemática apontada aos professores em formação inicial, aos professores e coordenadores do curso de Pedagogia, e contribuir com possíveis transformações na fundamentação epistemológica, filosófica e pedagógica no PPC do curso. 

    Problema: qual é a relação de teoria e prática que norteia a prática pedagógica do professor do curso de Pedagogia da Unimontes?

    Objetivos da pesquisa

    Analisar a relação de teoria e prática que organiza a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia da Unimontes. 

    Objetivos específicos: descrever a história do curso de Pedagogia ao longo da História da Educação Brasileira e do estado de Minas Gerais; debater os desafios enfrentados pelos professores para produzir uma atuação pedagógica que supere a dicotomia teoria e prática no âmbito do curso de Pedagogia e dos processos de formação de professores; investigar as alternativas que os docentes da Pedagogia têm produzido visando ao desafio de formar professores autônomos e engajados com a transformação da realidade social; discutir a prática pedagógica adotada pelos professores do curso de Pedagogia da Unimontes; distinguir a concepção de teoria e de prática que estão inseridas nos documentos curriculares oficiais que organizam e constituem o curso de Pedagogia.

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    O ponto central de análise foi a relação teoria e prática na formação de professores, a prática pedagógica, as DCN e o currículo de formação de professores, materializados nas Resoluções CNE/CP n. 1/2002, 2/2015 e 2/2019, e por fim nos PPP deste Curso.

    Procedimentos metodológicos

    Abordagem qualitativa de pesquisa, através de revisão de literatura e pesquisa de campo por meio dos procedimentos de análise documental por meio dos procedimentos de análise de conteúdo e de análise documental. A partir das análises, as categorias surgiram: teoria-prática; prática pedagógica; Diretrizes Curriculares Nacionais; Projeto Político Pedagógico.

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    A análise sobre o conceito que os professores têm de relação teoria-prática, o conceito de prática pedagógica, o conceito que as DCN apresentam sobre a teoria e prática e que os PPP trazem a respeito dessa relação, mostrou que há um alinhamento entre tais elementos. O que esse alinhamento pode significar?

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    As políticas públicas se organizam e se implementam a partir ou através de relações fundamentais estabelecidas com o Estado, ou seja, entre a concepção de Estado e as políticas que este implementa. A formação de professores se constrói a partir do conceito que as políticas públicas têm de educação, de sujeito e de sociedade.

    Considerações finais

    A prática pedagógica de nós professores do curso de Pedagogia da Unimontes pouco dialoga sobre a prática educativa para a diversidade.

    Destacamos que o professor da Unimontes é consciente da luta que se trava nesse espaço de formação acadêmica no sentido de defender que os cursos de licenciatura sejam organizados para formar professores e não bacharéis; cujas competências extrapolem a competência técnica, ou a formação de competências e habilidades para o exercício de sua profissão.

    Referências

    BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne

    BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC,2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne

    BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne

    SAVIANI, Dermeval. O curso de pedagogia e a formação de educadores. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 2, 641-660, jul./dez. 2008c. Disponível em http://www.perspectiva.ufsc.br.

  • Palavras-chave
  • Formação de professores, Relação teoria e prática, Prática pedagógica, Curso de Pedagogia, Formação inicial.
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)