O DESENHO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMUNICAÇÃO E AUXÍLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Helen Ferreira Santos
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Leite Silva , Lavínia Karlinke Batista , Laís Amorim Oliveira , Maria Clara Barbosa Cavalcante , Larissa Ariel Rocha de Oliveira
  • Resumo
  • O desenho infantil é uma poderosa forma de expressão, que vai além das habilidades motoras das crianças, revelando emoções, pensamentos e percepções sobre o mundo ao seu redor. Foi realizada pesquisa qualitativa, com crianças de 3 e 4 anos, que participaram de leitura compartilhada de história e produziram um desenho. A análise dos desenhos indicou que as crianças estão em fase inicial de desenvolvimento gráfico.

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento Infantil. Desenho. Criança.
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)