LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCRITA DE POEMAS POR CRIANÇAS
Eixo: Alfabetização, Letramento e outras linguagens
Palavras-chave: Letramento literário. Produção Escrita. Leitura Compartilhada
Introdução
No cotidiano a escrita é uma habilidade fundamental que não apenas reflete o domínio linguístico, mas também desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e na expressão individual. A escrita é uma forma de interação social pela linguagem.
Dessa forma, a pesquisa em questão se baseia na compreensão do processo ativo de construção do conhecimento pelas crianças e na perspectiva sociocultural, que enfatiza a importância do contexto na aquisição da escrita. Ao combinar essas abordagens teóricas, buscamos investigar como práticas pedagógicas específicas, como a leitura compartilhada seguida por atividades de escrita, podem potencializar o desenvolvimento da escrita infantil, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto socioculturais envolvidos no processo.
Justificativa e problema da pesquisa
A pesquisa se orienta e se justifica pela possibilidade de discutir o modo como os eventos de letramento literário podem potencializar a apropriação de recursos multimodais pelas crianças, que as inserem em suas próprias produções escritas. Isso implica dizer que o letramento literário é relevante, precisa ser explorado como ensino, como pesquisa, como experiência no mundo o outro.
Objetivo da pesquisa
Discutir o modo como às práticas de letramento literário podem potencializar o desenvolvimento da escrita por crianças.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
As crianças se apropriam da linguagem escrita por suas reflexões e interações no ambiente linguístico que as rodeia. Para Ferreiro e Teberosky (2008), a escrita é um processo cognitivo complexo pelo qual as crianças se apropriam do sistema alfabético, aprendem a ler, compreendem a linguagem que se usa para escrever e desenvolve habilidades para produzir textos orais e escritos.
A criança aprende quando tem acesso ao mundo letrado, o que inclui o letramento literário, compreendido como “os modos de ler da leitura literária” (Cosson, 2014, p. 69). É preciso que a própria criança, como agente, aprenda a produzir significados e se apropriar de recursos pelos quais são construídos os textos em suas multissemioses e no contexto de multiletramentos. Para Soares (2009), a leitura e a escrita são habilidades construídas na interação com o meio social e cultural.
Procedimentos metodológicos
A pesquisa é de natureza qualitativa. Foram realizadas oficinas de leitura no biênio 2022/23, que visaram ao letramento literário por crianças de uma escola da rede pública de Montes Claros/MG. A leitura compartilhada das obras se orientou pela estratégia de pausa protocolada, selecionadas por sua qualidade estética, entre autores nacionais e estrangeiros.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
No contexto de eventos e práticas de letramento literário, as crianças foram convidadas a produzir textos, tendo autores e obras lidas como inspiração para suas escritas autorais. Para a discussão nesse resumo selecionamos um único texto, produzido por uma criança do 4º ano de escolaridade. A produção foi realizada após a leitura compartilhada de inúmeros textos literários – poemas, contos, fábulas, contos de fadas, etc.
Dentre estas obras, o livro “Classificados poéticos”, de Roseana Murray, se constituiu em inspiração para a escrita de poemas pelas crianças. Após leitura compartilhada da obra, da exploração de sentidos e dos recursos literários utilizados pela autora, foram apresentadas várias sugestões – “Procura-se um planeta, procura-se um amigo ou amigo, procura-se um animal de estimação, procuram-se livros e histórias, troca-se o planeta Terra troca-se a cidade” dentre outras possibilidades, que foram discutidas com as crianças. Após essa discussão, cada criança escolheu sua proposta e produziu seu poema. O texto, a seguir analisado, foi inspirado pela lógica do “trocam-se sentimentos e afetos”.
Figura 1: Poema “Sentimentos” – 4º ano de escolaridade
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)