LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCRITA DE POEMAS POR CRIANÇAS

  • Autor
  • Geisa Magela Veloso
  • Co-autores
  • Adriana Carvalho Soares
  • Resumo
  •  

    LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESCRITA DE POEMAS POR CRIANÇAS

     

    Eixo: Alfabetização, Letramento e outras linguagens

     

    Palavras-chave: Letramento literário. Produção Escrita. Leitura Compartilhada

     

    Introdução

     

    No cotidiano a escrita é uma habilidade fundamental que não apenas reflete o domínio linguístico, mas também desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e na expressão individual. A escrita é uma forma de interação social pela linguagem.

    Dessa forma, a pesquisa em questão se baseia na compreensão do processo ativo de construção do conhecimento pelas crianças e na perspectiva sociocultural, que enfatiza a importância do contexto na aquisição da escrita. Ao combinar essas abordagens teóricas, buscamos investigar como práticas pedagógicas específicas, como a leitura compartilhada seguida por atividades de escrita, podem potencializar o desenvolvimento da escrita infantil, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto socioculturais envolvidos no processo.

     

    Justificativa e problema da pesquisa

     

    A pesquisa se orienta e se justifica pela possibilidade de discutir o modo como os eventos de letramento literário podem potencializar a apropriação de recursos multimodais pelas crianças, que as inserem em suas próprias produções escritas. Isso implica dizer que o letramento literário é relevante, precisa ser explorado como ensino, como pesquisa, como experiência no mundo o outro.

     

    Objetivo da pesquisa

     

    Discutir o modo como às práticas de letramento literário podem potencializar o desenvolvimento da escrita por crianças.

     

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

     

    As crianças se apropriam da linguagem escrita por suas reflexões e interações no ambiente linguístico que as rodeia. Para Ferreiro e Teberosky (2008), a escrita é um processo cognitivo complexo pelo qual as crianças se apropriam do sistema alfabético, aprendem a ler, compreendem a linguagem que se usa para escrever e desenvolve habilidades para produzir textos orais e escritos.

    A criança aprende quando tem acesso ao mundo letrado, o que inclui o letramento literário, compreendido como “os modos de ler da leitura literária” (Cosson, 2014, p. 69). É preciso que a própria criança, como agente, aprenda a produzir significados e se apropriar de recursos pelos quais são construídos os textos em suas multissemioses e no contexto de multiletramentos. Para Soares (2009), a leitura e a escrita são habilidades construídas na interação com o meio social e cultural.

     

    Procedimentos metodológicos

     

                A pesquisa é de natureza qualitativa. Foram realizadas oficinas de leitura no biênio 2022/23, que visaram ao letramento literário por crianças de uma escola da rede pública de Montes Claros/MG. A leitura compartilhada das obras se orientou pela estratégia de pausa protocolada, selecionadas por sua qualidade estética, entre autores nacionais e estrangeiros.

     

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

     

    No contexto de eventos e práticas de letramento literário, as crianças foram convidadas a produzir textos, tendo autores e obras lidas como inspiração para suas escritas autorais. Para a discussão nesse resumo selecionamos um único texto, produzido por uma criança do 4º ano de escolaridade. A produção foi realizada após a leitura compartilhada de inúmeros textos literários – poemas, contos, fábulas, contos de fadas, etc.

    Dentre estas obras, o livro “Classificados poéticos”, de Roseana Murray, se constituiu em inspiração para a escrita de poemas pelas crianças. Após leitura compartilhada da obra, da exploração de sentidos e dos recursos literários utilizados pela autora, foram apresentadas várias sugestões – “Procura-se um planeta, procura-se um amigo ou amigo, procura-se um animal de estimação, procuram-se livros e histórias, troca-se o planeta Terra troca-se a cidade” dentre outras possibilidades, que foram discutidas com as crianças. Após essa discussão, cada criança escolheu sua proposta e produziu seu poema. O texto, a seguir analisado, foi inspirado pela lógica do “trocam-se sentimentos e afetos”.

     

    Figura 1: Poema “Sentimentos” – 4º ano de escolaridade

     Palavras-chave

  • Letramento literário, Produção Escrita, Leitura Compartilhada
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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