RELAÇÃO ENTRE LICENCIANDOS E UM MATERIAL CURRICULAR INTEGRADOR: FOCO NO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM MATEMÁTICA

  • Autor
  • Raíssa Caroline de Oliveira Soares
  • Co-autores
  • Raíssa Caroline de Oliveira Soares
  • Resumo
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    As crenças de licenciandos podem ser (re)significadas na relação entre teoria e prática do processo de ensinar, como de sua relação com os materiais curriculares ao realizar sua leitura e interpretação e para planejar de aulas. Os dados do estudo foram produzidos a partir de um grupo focal, constituído por cinco licenciandos em Matemática, cursantes de Estágio Supervisionado, além de utilização de questionários com foco nas crenças e concepções que são mobilizadas em relação à integração curricular e ao trabalho com projetos integradores. O recorte aqui apresentado orienta-se pelo objetivo de discutir o conhecimento profissional docente em Matemática a partir da relação entre licenciandos e um material curricular integrador. Como resultados, para os licenciandos houve uma ampliação de seus conhecimentos, desenvolvendo um olhar mais atento para o uso de materiais no ensino da Matemática; a leitura realizada do Manual do Professor favoreceu no conhecimento da proposta de se ensinar a partir de projetos integradores, destacando a organização e orientações como possibilidades para melhor planejar as práticas de ensino; também favoreceu a percepção de que os materiais têm o potencial contributivo na ampliação do conhecimento profissional docente.

     

  • Palavras-chave
  • Currículo de Matemática, Material Curricular Integrador, Conhecimento Profissional Docente.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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