As crenças de licenciandos podem ser (re)significadas na relação entre teoria e prática do processo de ensinar, como de sua relação com os materiais curriculares ao realizar sua leitura e interpretação e para planejar de aulas. Os dados do estudo foram produzidos a partir de um grupo focal, constituído por cinco licenciandos em Matemática, cursantes de Estágio Supervisionado, além de utilização de questionários com foco nas crenças e concepções que são mobilizadas em relação à integração curricular e ao trabalho com projetos integradores. O recorte aqui apresentado orienta-se pelo objetivo de discutir o conhecimento profissional docente em Matemática a partir da relação entre licenciandos e um material curricular integrador. Como resultados, para os licenciandos houve uma ampliação de seus conhecimentos, desenvolvendo um olhar mais atento para o uso de materiais no ensino da Matemática; a leitura realizada do Manual do Professor favoreceu no conhecimento da proposta de se ensinar a partir de projetos integradores, destacando a organização e orientações como possibilidades para melhor planejar as práticas de ensino; também favoreceu a percepção de que os materiais têm o potencial contributivo na ampliação do conhecimento profissional docente.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)