Resumo – Relato de Experiência
O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades práticas realizadas através de um Projeto de Incentivo à Docência em uma escola municipal de Montes Claros - MG, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram executadas decorrer do segundo semestre do ano de 2023, na disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas do 5º ao 8º ano da EJA.
Com o foco em inserir a leitura literária no cotidiano dos estudantes da EJA, aprimorando as habilidades de interpretação, escrita e oralidade foi desenvolvido o projeto "Pizza Literária" de modo que o conteúdo fosse trabalhado ludicamente. A dinâmica do projeto funcionava da seguinte maneira: a cada mês era escolhido um autor literário para o estudo de sua biografia, principais obras, características do estilo da escrita, a relevância de seu trabalho para as diversas esferas da sociedade, os prêmios ganhos durante a trajetória, etc. Após a realização desta dinâmica, confeccionávamos as “pizzas” com a utilização dos seguintes materiais: caixas de pizzas, tintas, pincel, lápis de cor, papel cartão, glitter, borracha, cartolina e tintas.
Desenvolvimento do projeto e fundamentação teórica
As aulas aconteciam na biblioteca da escola, pois o ambiente era propício aos estudantes e às atividades do projeto, além de ser, também, uma estratégia para o incentivo à leitura das obras do acervo e a visitação ao espaço bibliotecário.
As teorias utilizadas como base para a prática desenvolvida na escola foram: “A importância do ato de ler” (Freire, 1989) que destaca a relevância da formação de um discente leitor, além de ressaltar a importância do leitor crítico. Nos eixos da oralidade e escrita o livro “Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna” (Fávero, 2003) foi utilizado como teoria para nortear tais habilidades. A teoria literária que compõe o projeto está fundamentada em Cosson (2006), no texto “Letramento Literário: teoria e prática”.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A leitura, a escrita, a interpretação e a oralidade são eixos de extrema importância na vida estudantil, independentemente do nível ensino. Esses pilares precisam ser desenvolvidos e aprimorados na escola, a fim de possibilitar o seu uso consciente nas práticas da vida cotidiana, o que justificou o desenvolvimento de tal projeto.
Problema norteador e objetivos
A atividade realizada almejava incentivar a leitura, aumentar o repertório literário dos discentes, aprimorar a interpretação crítica dos textos literários lidos, além de desenvolver a prática escrita e oratória.
Resultados da prática
Os resultados pretendidos foram alcançados, pois os discentes passaram a frequentar a biblioteca da escola para fazer o empréstimo de livros e realizar leitura, aprimorando a escrita e redigindo textos com mais coesão e a coerência. Percebemos que a participação nos debates em sala aumentou e a análise critica tornou-se mais presente nos discursos dos discentes.
Considerações finais
Portanto, conclui-se que as atividades de leitura de forma lúdica surtem bons resultados e que novas formas de ensinar e aprender sempre são bem vindas em sala de aula, visto que os discentes acolheram tais propostas.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)