LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Autor
  • Emanuelle Fernanda Soares Santos
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência 

    O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades práticas realizadas através de um Projeto de Incentivo à Docência em uma escola municipal de Montes Claros - MG, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram executadas decorrer do segundo semestre do ano de 2023, na disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas do 5º ao 8º ano da EJA. 

    Com o foco em inserir a leitura literária no cotidiano dos estudantes da EJA, aprimorando as habilidades de interpretação, escrita e oralidade foi desenvolvido o projeto "Pizza Literária" de modo que o conteúdo fosse trabalhado ludicamente. A dinâmica do projeto funcionava da seguinte maneira: a cada mês era escolhido um autor literário para o estudo de sua biografia, principais obras, características do estilo da escrita, a relevância de seu trabalho para as diversas esferas da sociedade, os prêmios ganhos durante a trajetória, etc. Após a realização desta dinâmica, confeccionávamos as “pizzas” com a utilização dos seguintes materiais: caixas de pizzas, tintas, pincel, lápis de cor, papel cartão, glitter, borracha, cartolina e tintas. 

    Desenvolvimento do projeto e fundamentação teórica 

    As aulas aconteciam na biblioteca da escola, pois o ambiente era propício aos estudantes e às atividades do projeto, além de ser, também, uma estratégia para o incentivo à leitura das obras do acervo e a visitação ao espaço bibliotecário. 

    As teorias utilizadas como base para a prática desenvolvida na escola foram: “A importância do ato de ler” (Freire, 1989) que destaca a relevância da formação de um discente leitor, além de ressaltar a importância do leitor crítico. Nos eixos da oralidade e escrita o livro “Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna” (Fávero, 2003) foi utilizado como teoria para nortear tais habilidades. A teoria literária que compõe o projeto está fundamentada em Cosson (2006), no texto “Letramento Literário: teoria e prática”. 

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida 

    A leitura, a escrita, a interpretação e a oralidade são eixos de extrema importância na vida estudantil, independentemente do nível ensino. Esses pilares precisam ser desenvolvidos e aprimorados na escola, a fim de possibilitar o seu uso consciente nas práticas da vida cotidiana, o que justificou o desenvolvimento de tal projeto. 

    Problema norteador e objetivos 

    A atividade realizada almejava incentivar a leitura, aumentar o repertório literário dos discentes, aprimorar a interpretação crítica dos textos literários lidos, além de desenvolver a prática escrita e oratória. 

    Resultados da prática 

    Os resultados pretendidos foram alcançados, pois os discentes passaram a frequentar a biblioteca da escola para fazer o empréstimo de livros e realizar leitura, aprimorando a escrita e redigindo textos com mais coesão e a coerência. Percebemos que a participação nos debates em sala aumentou e a análise critica tornou-se mais presente nos discursos dos discentes. 

    Considerações finais 

    Portanto, conclui-se que as atividades de leitura de forma lúdica surtem bons resultados e que novas formas de ensinar e aprender sempre são bem vindas em sala de aula, visto que os discentes acolheram tais propostas. 

    Referências 

    COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. 

    FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003. 

    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989. 

  • Palavras-chave
  • Educação, EJA, Leitura literária
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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