Neste relato de experiências o problema norteador foi “como os estímulos sensoriais presentes no espaço do shopping atraem e influenciam os comportamentos das crianças, transformando-as em pequenos consumidores”? O objetivo foi descrever as experiências observadas em um espaço urbano comercial e como ocorre a relação de consumo das crianças nesse ambiente. Foram considerados os estímulos presentes no shopping e as reações das crianças diante da variedade de ofertas e como o núcleo comercial utiliza de estratégias para intensificar o consumismo infantil.
Guimarães (2019) afirma que atualmente as crianças são fortemente impactadas com as ofertas de uma sociedade consumista e uma mídia que assedia, influenciando-as a consumirem cada vez mais, utilizando-se de artifícios variados para atrair o público infantil. Nas praças de alimentação, os pratos coloridos e aromas agradáveis provocam reações palatáveis e olfativas fazendo com que elas queiram degustá-los. O designer de lojas, as vibrações sonoras dos brinquedos e jogos despertam a sensibilidade visual, auditiva e o sentido tátil é instigado com a exposição a diferentes texturas. Segundo Guimarães (2019) os espaços urbanos comerciais utilizam-se de diversos estímulos para atrair a atenção das crianças. Estes podem ser táteis, olfativos, visuais, auditivos e palatáveis, atraindo o público infantil e suas percepções e imaginação que reagem a esses estímulos (Moura e Silva, 2020). Diante dessas ideias, este relato de experiência vivenciado no Montes Claros Shopping, se justifica em virtude da possibilidade de compreender melhor a reação das crianças nesses espaços e como, futuros professores, o grupo de acadêmicos que realizou este trabalho, possa ofertar uma educação que viabilize maior conscientização das crianças em relação ao consumo.
Os procedimentos metodológicos adotados foram leituras, análises textuais, os debates em sala de aula, revisão bibliográfica e observação de campo com exploração de ambientes, anotações e registros fotográficos.
Os resultados demonstraram o quanto as crianças ficam fascinadas pelas luzes, odores, sons dos brinquedos e jogos eletrônicos presentes no ambiente. A percepção de que o desejo em possuir os produtos disponíveis transforma as crianças em consumidores potenciais, num ambiente onde impera as relações comerciais.
A relevância social dessa experiência está relacionada à reflexão, em sala de aula, acerca da importância de desenvolver práticas pedagógicas significativas que abordem conceitos de sustentabilidade e consumo mais consciente no cotidiano.
Ressaltando as observações realizadas, conclui-se que o consumismo exacerbado permeia a sociedade contemporânea, através da perpetuação dos mais diversos meios e estratégias que exploram cada vez mais os estímulos sensoriais de modo a capturar a atenção das crianças, influenciando o seu comportamento que as transformam em pequenos consumidores.
Referências
GUIMARÃES, Iara Vieira; LOPES, Jader Janer Moreira. As experiências espaciais das crianças no espaço urbano. Educar em Revista, v. 35, p. 307-325, 2019.
DA SILVA APARECIDA, Jéssica Aparecida Porfirio; DA SILVA, Porfirio; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Experiência e percepção da natureza na infância. Geografia Ensino & Pesquisa, p. e04-e04, 2021.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)