BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PARTE DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL

  • Autor
  • Mariana Ribeiro Pereira Freitas
  • Co-autores
  • Cleide José Lourenço Queiroz , Eline Mendes Costa Muniz , Karen Mendes Pereira , Marina Aparecida de Souza Bispo
  • Resumo
  • BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PARTE DO

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL

     

    Mariana Ribeiro Pereira Freitas- UNIMONTES

    marianafreitaspereira04@gmail.com

    Cleide José Lourenço Queiroz- UNIMONTES

    cleidejlourenco@yahoo.com.br

    Eline Mendes Costa Muniz- UNIMONTES

    elinemendes01081985@gmail.com

    Karen Mendes Pereira- UNIMONTES

    karenmendespereira32@gmail.com

    Marina Aparecida de Souza Bispo- UNIMONTES

    marinabispo523@gmail.com

    Geisa Magela Veloso- UNIMONTES

    geisa.veloso@unimontes.com.br

    Eixo: Infâncias e Educação Infantil

    Palavras-chave: Brincadeiras. Desenvolvimento Infantil. Crianças.

     

    Resumo

    A pesquisa aborda como os docentes viabilizam as brincadeiras no contexto da Educação

    Infantil. A pesquisa é qualitativa, tem por lócus a escola pública e os professores como

    participantes. A relevância se dá por discutir os benefícios que resultam do brincar.

    Introdução

    No contexto da Educação Infantil, o ato de brincar é reconhecido como atividade de

    fundamental importância para o desenvolvimento integral da criança. O trabalho discute as

    brincadeiras na infância e no contexto educacional, sinalizando para o potencial do brincar

    para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

    Justificativa e o problema da pesquisa

    A pesquisa se justifica por compreender as maneiras de proporcionar brincadeiras na

    Educação Infantil. O problema norteador é: como os professores viabilizam a brincadeira na

    etapa da Educação Infantil? Este questionamento emerge da necessidade de compreender

     

    processos e estratégias adotadas pelos educadores para integrar o brincar no ambiente escolar,

    considerando os desafios e possibilidades encontrados nesse contexto.

    Objetivos da pesquisa

    O objetivo deste estudo é compreender o papel do brincar na Educação Infantil e sua

    influência no desenvolvimento da criança, com foco nas práticas pedagógicas. Busca-se,

    portanto, identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos professores para viabilizar a

    brincadeira como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, destacando

    contribuições para a formação educacional, cultural e social.

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    Estudiosos têm se debruçado sobre a compreensão dos benefícios intrínsecos do brincar.

    Segundo Vygotsky (1979, p.45), “a criança aprende muito ao brincar. O que aparentemente

    ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é, na realidade, uma importante ferramenta

    para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”. Desse modo, a

    relevância da pesquisa está na análise do papel da brincadeira na educação infantil.

    Procedimentos metodológicos

    A pesquisa é qualitativa, realizada mediante colaboração de professoras do 1o e 2o período de

    escolas rurais e urbanas, pertencentes à rede municipal de educação. Foi enviado um

    questionário contendo 5 perguntas por formulário via WhatsApp. As perguntas indagavam a

    respeito do papel das brincadeiras no ensino infantil, seus benefícios, contribuições –

    cognitivas, sociais e emocionais –, a escolha dos materiais e brinquedos, além da integração

    curricular e seus objetivos nessa etapa.

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    A pesquisa revelou uma série de percepções e opiniões das professoras. As perguntas visaram

    identificar como são inseridas as brincadeiras na Educação infantil da zona urbana e zona

    rural da cidade de Montes Claros (MG) e quais os benefícios resultantes dessas práticas.

    Considera-se que as brincadeiras são de extrema importância na formação educacional das

    crianças. Desse modo, as professoras revelam que elas trazem benefícios positivos no

    desenvolvimento, tanto cognitivo como emocional e social.

    As professoras da zona urbana relatam que, as brincadeiras são inseridas nos planejamentos

    de aulas tendo como objetivo trabalhar a socialização, a interação, percepção e noção de

    espaços, de forma dinâmica e divertida. Ao falarem das vantagens das brincadeiras nas

    instituições de ensino, as professoras também abordam as questões das regras e trazem a

    importância de abordar brincadeiras para que todas as crianças possam participar de maneira

    efetiva e divertida. As professoras da zona rural de Montes Claros enfatizam a importância da

    inserção das atividades lúdicas no âmbito educacional e reforçam a transcendência de ter as

    crianças como protagonistas do brincar, pois é eficaz e estimula a criatividade, imaginação e

     

    habilidades de resolução de problemas. Através da construção de alguns brinquedos e

    brincadeiras, as crianças se tornam autores de suas próprias brincadeiras.

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    O trabalho é resultado de pesquisa realizada para a disciplina de Linguagem na Educação

    Infantil. O mesmo pôde propiciar aos acadêmicos (as) de Pedagogia o entendimento da ótica

    de docentes, a respeito das brincadeiras no contexto do exercício profissional e seus

    benefícios para os educandos. O estudo tem o brincar como objeto de estudo, sendo este um

    elemento estruturante das infâncias e do fazer cotidiano das crianças.

    Considerações finais

    A pesquisa destaca a importância do brincar na Educação Infantil, evidenciando como os

    professores viabilizam essa prática em suas aulas. É perceptível que as brincadeiras não são

    apenas momentos para passar o tempo, mas sim ferramentas essenciais para o

    desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. As estratégias dos professores,

    tanto na zona urbana quanto rural, visam promover a socialização, interação e criatividade das

    crianças. É fundamental reconhecer o papel central do brincar no processo educacional,

    fortalecendo assim a formação integral das crianças.

    Referências

    VYGOTSKY. L. S. Do Ato ao Pensamento. Lisboa: Morais. 1979.

  • Palavras-chave
  • Brincadeiras. Desenvolvimento Infantil. Crianças.
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
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  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)