Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Realizamos observação das aulas de Língua Portuguesa, de uma professora que atende três turmas da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio do 1º ao 3ºanos, de uma escola pública de Montes Claros/MG. A experiencia teve o objetivo de relacionar os estudos teóricos adquiridos na universidade com a prática pedagógica dos professores que atuam no chão da escola.
Problema norteador
O problema norteador surge a partir da discussão em sala de aula sobre a formação dos professores para atender a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Durante a observação realizada em uma turma, a professora relatou que estava desenvolvendo a mesma atividade de interpretação de texto que utilizou no ensino regular, por meio do livro didático. Na outra turma, a professora trabalhava acentuação gráfica através de uma aula expositiva, e logo após repassou uma atividade impressa sobre o tema. Os estudantes não interagiam com os colegas, realizavam a atividade sozinhos e em silêncio.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Trabalhos realizados com os alunos da EJA exigem um cuidado e atenção diferente do ensino regular, uma vez que é um público mais velho e tem suas especificidades. Portanto, em conformidade com Soares e Soares (2014), que embasam em documentos legais como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96, a modalidade EJA exige um modelo pedagógico que atenda às idiossincrasias dos alunos, isto é, leva em consideração fatores como: idade, vivências e cultura.
Resultados da prática
Durante a observação, foi percebido que as aulas focavam mais na exposição do conteúdo e na feitura das atividades dos livros didáticos ou aquelas propostas pela professora no quadro. Nesse contexto, a professora utilizava, principalmente, dos materiais didáticos oferecidos na escola, os quais, segundo ela, não são adequados para alunos da EJA. Em conversas com a docente, essa explica que na graduação não foi oferecida disciplina para trabalhar com a EJA ou curso que a profissionalizasse para conhecer essa modalidade, e que era sua primeira experiência com esse público. A professora demonstra sua frustação por saber que a falta de experiência e formação afetam seu conteúdo e sua metodologia de trabalho.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência vivida favorece àqueles que futuramente exercerão a docência nas turmas da EJA.
Considerações finais
Concluímos que a prática pedagógica tem uma relação intrínseca com a formação dos professores. A professora aponta a importância das universidades oferecerem formação aos professores para atuarem na EJA. Percebe-se que a falta de formação na graduação, em outros cursos que não seja Pedagogia, levam os professores a sentirem despreparados para lidar com esse público que tem perfil tão peculiar. Nesse viés, a falha se mostra ainda maior quando, segundo a docente, pouco se tem notícia sobre cursos e/ou especializações para trabalhar com a modalidade.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)