RELATO DE EXPERIENCIA: o professor da EJA e sua formação

  • Autor
  • Maria Fernanda Silveira E Queiroz
  • Resumo
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    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    Realizamos observação das aulas de Língua Portuguesa, de uma professora que atende três turmas da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio do 1º ao 3ºanos, de uma escola pública de Montes Claros/MG. A experiencia teve o objetivo de relacionar os estudos teóricos adquiridos na universidade com a prática pedagógica dos professores que atuam no chão da escola.

     

    Problema norteador

     O problema norteador surge a partir da discussão em sala de aula sobre a formação dos professores para atender a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Durante a observação realizada em uma turma, a professora relatou que estava desenvolvendo a mesma atividade de interpretação de texto que utilizou no ensino regular, por meio do livro didático. Na outra turma, a professora trabalhava acentuação gráfica através de uma aula expositiva, e logo após repassou uma atividade impressa sobre o tema. Os estudantes não interagiam com os colegas, realizavam a atividade sozinhos e em silêncio.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    Trabalhos realizados com os alunos da EJA exigem um cuidado e atenção diferente do ensino regular, uma vez que é um público mais velho e tem suas especificidades. Portanto, em conformidade com Soares e Soares (2014), que embasam em documentos legais como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96, a modalidade EJA exige um modelo pedagógico que atenda às idiossincrasias dos alunos, isto é, leva em consideração fatores como: idade, vivências e cultura.

     

    Resultados da prática

     

    Durante a observação, foi percebido que as aulas focavam mais na exposição do conteúdo e na feitura das atividades dos livros didáticos ou aquelas propostas pela professora no quadro. Nesse contexto, a professora utilizava, principalmente, dos materiais didáticos oferecidos na escola, os quais, segundo ela, não são adequados para alunos da EJA. Em conversas com a docente, essa explica que na graduação não foi oferecida disciplina para trabalhar com a EJA ou curso que a profissionalizasse para conhecer essa modalidade, e que era sua primeira experiência com esse público. A professora demonstra sua frustação por saber que a falta de experiência e formação afetam seu conteúdo e sua metodologia de trabalho.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A experiência vivida favorece àqueles que futuramente exercerão a docência nas turmas da EJA.

     

    Considerações finais

    Concluímos que a prática pedagógica tem uma relação intrínseca com a formação dos professores. A professora aponta a importância das universidades oferecerem formação aos professores para atuarem na EJA. Percebe-se que a falta de formação na graduação, em outros cursos que não seja Pedagogia, levam os professores a sentirem despreparados para lidar com esse público que tem perfil tão peculiar. Nesse viés, a falha se mostra ainda maior quando, segundo a docente, pouco se tem notícia sobre cursos e/ou especializações para trabalhar com a modalidade.

     

  • Palavras-chave
  • EJA, Formação de professores, universidade.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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Financiamento

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