EXPLORANDO O LÚDICO: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL E SUA RELEVÂNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Clébia Gonçalves Santos
  • Co-autores
  • Clébia Gonçalves Santos
  • Resumo
  • Resumo Simples

     

    Segundo Paulo Freire (1996) a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Desse modo este relato busca descrever minha experiência ao participar de um dia festivo em uma escola municipal na cidade de Almenara – MG, buscando interagir e vivenciar a rotina da Educação Infantil, apresento de forma qualitativa e descritiva, configurando-se como um relato de experiência. Durante esse dia, participei ativamente da festividade, contribuindo com a pintura nos rostos das crianças. Pude observar a imensa alegria e satisfação dos pequenos, ressaltando a importância do lúdico no ambiente escolar. Ao decorrer do evento, pude perceber como a atmosfera lúdica não apenas estimulava o aprendizado, mas também promovia a integração entre alunos, professores e comunidade. Através das brincadeiras e atividades recreativas, as crianças desenvolviam habilidades sociais, emocionais e cognitivas de forma natural e prazerosa. Essa imersão no universo do lúdico reforçou minha convicção sobre a importância de proporcionar experiências educativas que valorizem a ludicidade como elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem. Os professores demonstraram um comprometimento notável em aplicar seus planejamentos de forma lúdica e prazerosa, enquanto os pais participavam indiretamente, trazendo seus filhos fantasiados e contribuindo com um lanche coletivo. Além disso, diversos profissionais enriqueceram o evento com atividades de musicalização e contação de histórias. Essa experiência proporcionou uma valiosa contribuição para minha formação no curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

     

    Referências

     

    Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)