CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO POPULAR COM ENFOQUE EM GÊNERO E RAÇA: RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PESQUISAR, DOCUMENTAR E DIFUNDIR CONHECIMENTO

  • Autor
  • Nicole Cristine Furtado Barbosa
  • Co-autores
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis
  • Resumo
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    Centros de Referência constituem unidades com responsabilidade em pesquisar, documentar e difundir referências que abordam determinadas questões. Cada unidade se especializa em áreas e/ou temáticas específicas. O “Centro de Referências em Educação Popular com Enfoque em Gênero e Raça” objetiva criar um Centro de Referência para tratar sobre esse assunto, bem como estudar a formação de professoras de jovens e adultos pensando gênero e raça; refletir a formação cidadã por meio de documentos de domínio público; investigar sobre Educação Popular com enfoque em Gênero e Raça no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha e Mucuri comunidades tradicionais; e levantar dados, entre eles, distribuição de renda, índices educacionais, produções científicas, etc.

    Educação popular, gênero e raça são experiências e conceitos que incidem nessa pesquisa que se justifica como viabilidade de análise, sobretudo na perspectiva da História de Gênero e Étnico-racial, pois possibilita compreender realidades por meio de ações educacionais como democráticas e de direito de todos. Tratar das dimensões educacionais, políticas e históricas se vinculam a debates relacionados a grupos sociais vulneráveis, cujo papel da educação, como práxis, permite transformações em diversos aspectos. Entre tantas indagações colocadas para pensar acerca do assunto pautou-se: como lidar com educação e questões étnico-raciais como construção de informações armazenadas para análise sobre a matéria em pauta?; e há um centro de referências para o estudo sobre Educação Popular com enfoque em Gênero e Raça?. Nesse sentido, o estudo encontra-se com resultados parciais, aprovado pelo Comitê de ética, Parecer 5.656.586, e se insere no campo da pesquisa como Iniciação Científica, compondo-se como Revisão de Literatura e Pesquisa de Campo, cuja proposição narra-se proposição nos moldes a seguir.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Popular. Gênero. Raça. Dignidade Humana.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)