CONSTRUINDO PONTES NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS DIRETORES ESCOLARES.

  • Autor
  • Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza
  • Co-autores
  • Fábia Magali Santos Vieira
  • Resumo
  •  

    CONSTRUINDO PONTES NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS DIRETORES ESCOLARES.

    Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza

    Mestranda em Educação pelo programa PPGE da UNIMONTES

    sanguinetewanise@gmail.com

    Fábia Magali Santos Vieira

    Professora Doutora do PPGE/Unimontes

    fabiamsv@gmail.com

    Eixo: Tecnologias da Educação e Educação a Distância

    Resumo Expandido

    Este estudo explora influências das Tecnologias Digitais (TD) na gestão escolar e no desenvolvimento das Competências Digitais (CDs) dos diretores. Realizado entre 2022 e 2024, com diretores de escolas estaduais em Montes Claros/MG, tem como objetivo identificar e analisar o nível de CDs dos diretores, considerando as implicações da integração das TD em suas práticas. Utilizando uma abordagem quanti-qualitativa, sendo os instrumentos de coletas, questionários e entrevistas. Os resultados mostram diretores com proficiência nível 4, mas ainda em busca de maior compreensão das TD. Recomenda-se a continuidade dos estudos e formação pelas TD na educação.

    Palavras-chave: Diretores Escolares, Tecnologias Digitais, Competências Digitais, Digcomp-Gestão Escolar. Educação.

    Introdução: Este estudo surgiu devido ao crescimento das TD na educação, durante a pandemia da COVID-19 entre 2020 e 2021, que resultou na suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino. Assim, tornou-se imprescindível procedimentos para assegurar a continuidade das ações, com adoção das TD para reorganizar as atividades escolares.

    Os diretores escolares desempenham um papel fundamental na gestão, sendo essencial que adotem uma abordagem segura e criteriosa na utilização das TD em consonância com as CDs, que são compreendidas por Behar e Silva, (2021) “como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes e com o uso seguro e crítico de uma Tecnologia Digital, permitem ao sujeito solucionar determinados problemas básicos em todas as esferas da vida”.

    Em um ambiente educacional em constante transformação e cada vez mais digitalizado, o desenvolvimento dessas competências é essencial para os diretores, contribuindo de forma significativa para o processo educativo.

    Justificativa e problema da pesquisa

    Esta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação mestrado em Educação (PPGE), do Educar: Laboratório Multiusuário de Educação Digital e Laboratório de Educação Digital (LED) da Unimontes, no período de 2022 a 2024, justifica-se pela sua relevância na área da educação e na sociedade, contribuindo para o conhecimento acadêmico. É pertinente discutir sobre as CDs para diretores escolares, focando no perfil desses gestores que desempenham funções estratégicas na gestão escolar, influenciando nos processos de ensino aprendizagem.

    Assim, esses estudos são significativos por ampliar a discussão sobre CDs na gestão escolar, temática pouco explorada, o que poderá enriquecer a literatura existente e estimular novas reflexões, buscando responder ao problema: qual o nível de competências digitais dos diretores escolares, decorrente da integração das TD no exercício da gestão escolar?

    Objetivos

    Geral: identificar e analisar o nível de CDs dos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de Montes Claros, MG, considerando as implicações da integração das TDI nas práticas da gestão escolar.

    Específicos:

    Analisar como os diretores escolares incorporam as TD nas práticas da gestão escolar, verificando sua aplicação na organização da escola e nas relações entre os membros da comunidade escolar;Analisar como a integração das TD na gestão escolar influencia no desenvolvimento de CDs entre os diretores; Aplicar o instrumento de autoavaliação, DigComp-Gestão Escolar, afim de identificar o nível de CDs dos diretores escolares.

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    O embasamento teórico deste estudo se apoia em autores como Perrenoud (2000), Almeida (2005), Pinto (2005), Lévy (2007), Libâneo (2009), Luck (2009), Saviani (2009), Moran (2013), Paro (2017), Silva e Behar (2019), e Nóvoa (2022). Eles discutem competências essenciais para cidadãos, TD e CDs na educação, gestão democrática e compartilhada, redes colaborativas e integração das TD na educação.  A pesquisa se baseia ainda em estudos documentais.

    Procedimentos metodológicos

    A pesquisa é básica, com abordagem quanti-qualitativa e descritiva. Procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento, com entrevistas e questionários e autoavaliação Digcomp-Gestão Escolar, que contempla os níveis de proficiência para gestores. Participaram da pesquisa, 13 diretores, de 60 escolas, escolhidos com base em seus mandatos de 2020 a 2022, com recondução ao cargo em 2023.

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    Os dados analisados indicaram que a maioria dos diretores se autoavaliaram no nível 4 de proficiência em CDs, sendo considerados especialistas, com amplo conhecimento das TD, conforme Digcomp-Gestão Escolar. No entanto, as entrevistas revelaram que os diretores possuem um conhecimento mais próximo ao nível integrador, utilizando as TD em diversos contextos, mas ainda buscando uma melhor compreensão.

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    A relevância de apresentar um estudo sobre CDs para diretores escolares em um Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (COPEP) contribui para o avanço do conhecimento na área, melhorando a prática educacional e na formação de diretores para os desafios da era digital.

    Considerações finais

    Recomenda-se a continuidade da integração segura e crítica das TD, visando o desenvolvimento de CDs, com investimentos contínuos em formação profissional e futuras investigações acadêmicas.

    Referências

    BEHAR, Patrícia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, 2019;

    MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

  • Palavras-chave
  • Diretores Escolares, Tecnologias Digitais (TD), Competências Digitais, Digcomp-Gestão Escolar. Educação.
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)