CONSTRUINDO PONTES NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS DIRETORES ESCOLARES.
Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza
sanguinetewanise@gmail.com
Fábia Magali Santos Vieira
Professora Doutora do PPGE/Unimontes
fabiamsv@gmail.com
Eixo: Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Resumo Expandido
Palavras-chave: Diretores Escolares, Tecnologias Digitais, Competências Digitais, Digcomp-Gestão Escolar. Educação.
Introdução:
Os diretores escolares desempenham um papel fundamental na gestão, sendo essencial que adotem uma abordagem segura e criteriosa na utilização das TD em consonância com as CDs, que são compreendidas por Behar e Silva, (2021) “como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes e com o uso seguro e crítico de uma Tecnologia Digital, permitem ao sujeito solucionar determinados problemas básicos em todas as esferas da vida”.
Em um ambiente educacional em constante transformação e cada vez mais digitalizado, o desenvolvimento dessas competências é essencial para os diretores, contribuindo de forma significativa para o processo educativo.
Justificativa e problema da pesquisa
Esta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação mestrado em Educação (PPGE), do Educar: Laboratório Multiusuário de Educação Digital e Laboratório de Educação Digital (LED) da Unimontes, no período de 2022 a 2024, justifica-se pela sua relevância na área da educação e na sociedade, contribuindo para o conhecimento acadêmico. É pertinente discutir sobre as CDs para diretores escolares, focando no perfil desses gestores que desempenham funções estratégicas na gestão escolar, influenciando nos processos de ensino aprendizagem.
Assim, esses estudos são significativos por ampliar a discussão sobre CDs na gestão escolar, temática pouco explorada, o que poderá enriquecer a literatura existente e estimular novas reflexões, buscando responder ao problema: qual o nível de competências digitais dos diretores escolares, decorrente da integração das TD no exercício da gestão escolar?
Objetivos
Geral: identificar e analisar o nível de CDs dos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de Montes Claros, MG, considerando as implicações da integração das TDI nas práticas da gestão escolar.
Específicos:
Analisar como os diretores escolares incorporam as TD nas práticas da gestão escolar, verificando sua aplicação na organização da escola e nas relações entre os membros da comunidade escolar;Analisar como a integração das TD na gestão escolar influencia no desenvolvimento de CDs entre os diretores; Aplicar o instrumento de autoavaliação, DigComp-Gestão Escolar, afim de identificar o nível de CDs dos diretores escolares.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
O embasamento teórico deste estudo se apoia em autores como Perrenoud (2000), Almeida (2005), Pinto (2005), Lévy (2007), Libâneo (2009), Luck (2009), Saviani (2009), Moran (2013), Paro (2017), Silva e Behar (2019), e Nóvoa (2022). Eles discutem competências essenciais para cidadãos, TD e CDs na educação, gestão democrática e compartilhada, redes colaborativas e integração das TD na educação. A pesquisa se baseia ainda em estudos documentais.
Procedimentos metodológicos
A pesquisa é básica, com abordagem quanti-qualitativa e descritiva. Procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento, com entrevistas e questionários e autoavaliação Digcomp-Gestão Escolar, que contempla os níveis de proficiência para gestores. Participaram da pesquisa, 13 diretores, de 60 escolas, escolhidos com base em seus mandatos de 2020 a 2022, com recondução ao cargo em 2023.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
A relevância de apresentar um estudo sobre CDs para diretores escolares em um Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (COPEP) contribui para o avanço do conhecimento na área, melhorando a prática educacional e na formação de diretores para os desafios da era digital.
Considerações finais
Recomenda-se a continuidade da integração segura e crítica das TD, visando o desenvolvimento de CDs, com investimentos contínuos em formação profissional e futuras investigações acadêmicas.
Referências
BEHAR, Patrícia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, 2019;
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)