Este estudo aborda a importância da tecnologia na capacitação de professores, destacando seu papel na superação de desafios enfrentados na prática pedagógica. O problema central reside na necessidade de aprimoramento constante dos docentes diante das demandas contemporâneas da educação. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa visaram investigar como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para a formação continuada dos professores, analisando quais tecnologias são mais eficazes, como são implementadas e quais são as percepções dos docentes sobre seu uso. Além disso, pretendeu-se avaliar como a integração dessas ferramentas pode influenciar a prática pedagógica e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico fundamenta-se na teoria sociocultural de Vygotsky e na perspectiva construtivista, que destacam a interação social e a construção do conhecimento pelo sujeito. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo de caso com observação participante e análise documental, buscando compreender o impacto da utilização da tecnologia na prática docente. Os resultados parciais indicam que a integração de ferramentas tecnológicas na formação de professores promove a ampliação de repertórios pedagógicos, oferecendo novos recursos e metodologias que enriquecem as práticas educativas. Observou-se que os professores que utilizam tecnologias em sua formação continuada demonstram maior confiança e competência no uso dessas ferramentas em sala de aula, o que resulta em aulas mais dinâmicas e interativas. Além disso, a tecnologia estimula a inovação nas práticas educativas, permitindo a personalização do ensino e a inclusão de alunos com diferentes necessidades educacionais. Destaca-se a relevância social desta investigação, que contribui para o aprimoramento da formação docente e para a construção de uma educação mais inclusiva e atualizada com as demandas do século XXI.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)