ALUNOS SURDOS E O COTIDIANO ESCOLAR INCLUSIVO: DESAFIOS E PERPECTIVAS

  • Autor
  • Joeli Teixeira Antunes
  • Co-autores
  • Claudineia Gonçalves dos Santos , Leni Aparecida Rabelo da Silva Mendes , Antonio Alves Cavalcante Junior , Luana Isabel Gonçalves de lima
  • Resumo
  • No Brasil, a inclusão escolar de alunos surdos tem sido promovida através da educação bilíngue, utilizando a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2). No entanto, muitos desses alunos ainda enfrentam um cotidiano escolar baseado no oralismo. Este trabalho tem como objetivo discutir as relações que se estabelecem, e as que deveriam se estabelecer, entre as escolas de ensino regular e seus alunos surdos, que têm direito a uma educação bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamentada nos trabalhos de Mélo (1995), Lacerda (1996), Góes (1996), Fernandes (1989), entre outros.

  • Palavras-chave
  • Inclusão escolar, Escola regular, Aspectos pedagógicos, Libras.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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