No Brasil, a inclusão escolar de alunos surdos tem sido promovida através da educação bilíngue, utilizando a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2). No entanto, muitos desses alunos ainda enfrentam um cotidiano escolar baseado no oralismo. Este trabalho tem como objetivo discutir as relações que se estabelecem, e as que deveriam se estabelecer, entre as escolas de ensino regular e seus alunos surdos, que têm direito a uma educação bilíngue. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamentada nos trabalhos de Mélo (1995), Lacerda (1996), Góes (1996), Fernandes (1989), entre outros.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)