Este trabalho apresenta o projeto de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Curso de Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições do brincar para o processo de interação, na Educação Infantil. Busca, também, refletir sobre o desenvolvimento social da criança, a partir da sociologia da infância; compreender o papel formativo dos jogos e das brincadeiras e discutir a utilização pedagógica de jogos e brincadeiras, na Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que o brincar é a linguagem da infância, se fundamenta no referencial teórico que destaca a relevância social da integração de práticas lúdicas no contexto educacional, visando potencializar o desenvolvimento social das crianças. Os principais autores que colaboram neste trabalho são: Kishimoto (1993; 2017); Barbosa, Martins e Melo (2017);Schlindwein,Laterman e Peters (2017) e Vygotsky (2012).De abordagem qualitativa, realizará pesquisa de campo com professoras de escolas públicas de Educação Infantil, no município de Monte Azul/MG, por meio da aplicação de questionários. Com tais procedimentos, responderá à questão: “como as professoras utilizam os jogos e as brincadeiras, para potencializar a interação infantil?”. A brincadeira e a interação são os dois eixos estruturantes da Educação Infantil, considerando o protagonismo da criança, enquanto produtora de cultura. Ainda em fase inicial, a pesquisa não tem resultados a apresentar, mas dialoga com as discussões sobre a infância e a Educação Infantil propostas pelo COPED.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)