PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: análise da metodologia do Caderno de Realidade

  • Autor
  • Bruno Jesus do Nascimento
  • Co-autores
  • Janine Sterfani Mendes Rodrigues , Deyvison Lopes de Siqueira , Izabella Leal Paulino , Railma Aparecida Santos , Adalberto Vinicius Fernandes
  • Resumo
  •  

    Resumo simples

    Esse trabalho faz uma breve análise das práticas da alternância do ensino e educação do camponês que é usado pela Pedagogia da Alternância (PA) e tenta entender como o método pedagógico das Escolas Famílias Agrícola (EFAs) é empregado no ensino aprendizado dos estudantes do campo. Para isso é usado o método do Caderno de Realidade (CR), esse termo tem distintos nomes a depender do tempo e do espaço que ele é usado, no entanto, o método dele tem o mesmo objetivo, que é supervisionar os camponeses durante o período de alternância que ele fica entre a instituição e o campo.

    Palavras-chave: Educação no Campo; Pedagogia da Alternância; Caderno de Realidade.

    Introdução

                A PA é um método pedagógico constituído na França entre a década de 1930 para atender os filhos dos camponeses que não queriam mais estudar nas escolas das cidades. Dessa forma, foi necessária a construção de uma pedagogia que atendesse os interesses dos estudantes que moravam no campo, e desse modo foram criadas as EFAs que desse suporte aos jovens e estudantes que queriam uma pedagogia do campo para atender sua realidade.

    A PA traz em seu método a alternância entre a escola e o campo, onde os estudantes ficam um período na instituição de ensino e o outro no campo, sendo assim, para auxiliar os alunos durante o período que eles estiverem em campo foi elaborado um instrumento que é usado nas EFAs denominado como CR.

    O CR é a caderneta do estudante usada durante a sua estadia no campo, anotando todos os aspectos específicos que o orientador pede a ele. Durante a alternância no campo o estudante anota os aspectos físicos, natural e social do seu espaço de vivencia. Como a PA é um método pedagógico que coloca o camponês como participe da educação no campo e dessa forma empodera o homem do campo que encontra uma educação condizente a sua realidade.

    Justificativa e problema da pesquisa

    No período da formação da PA teve muitas dúvidas de como seria essa pedagogia; Como é o período de Alternância no campo? Como é o método do uso do CR?

    Objetivos da pesquisa

    O objetivo desse trabalho é analisar o CR na PA e suas práticas pedagógicas.

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    O movimento dos camponeses para ter uma educação que se atende à realidade dos estudantes nasceu em 1935, na França, é fruto da insatisfação de um pai que notou que seu filho não tinha vontade de ir para a escola, pois sua organização curricular era diferente da sua realidade (CORDEIRO et al, 2011). A primeira EFA, que se chamava Maisons Familiales rurales foi formada no vilarejo, que se chamado Séringnac-Péboudou no território francês (ALVES; PIATTI, 2022).

    No Brasil, surge a PA no sudeste do país, no Estado do Espírito Santo em 1969 com a criação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) e tinha o objetivo de promover uma pedagogia que atendesse ao camponês (SILVA, 2019).

    A Pedagogia da Alternância é um instrumento metodológico e pedagógico com importante protagonismo na educação no campo e contribui na formação do camponês, para Cordeiro et al (2011, p. 115) “A Pedagogia da Alternância vem sendo usada na formação de jovens e adultos do campo, visto ser esta uma proposta pedagógica e metodológica capaz de atender as necessidades da articulação entre escolarização e trabalho [...]”. Dessa forma, a educação no campo, com a utilização da PA tem força para transforma a vida do homem do campo através de uma pedagogia que entenda a realidade do camponês.

                Para ter um método que encaixe-se na alternância dos estudantes entre a instituição e o campo foi criado o CR, segundo Silva (2019) a CA é considerada instrumento didático-pedagógico mais importante da PA, pois ele proporciona um ensino orientado do Alternante. É um ensino de Alternância com a CA valoriza a cultura camponesa quando se insere na sala de aula as praticas produtivas no cotidiano do campo onde o aluno vive.

    Procedimentos metodológicos

                 A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa bibliográfica e trabalho de campo em algumas das Escolas Família Agrícola inserida no semiárido focando no Caderno de Realidade.

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

                Constatou que a PA é um instrumento essencial na formação dos camponeses e nesse sentido e necessária ter instrumentos que auxiliem essa pedagogia e o CA é um dos procedimentos didáticos-pedagógicos mais importantes para organizar e supervisionar o período que os estudantes permanecem no campo coletando informações para debater a sala de aula.

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    Analisar o CR na PA é entender como as Saberes e Práticas Educativas são usadas nas EFAs e contribuem no processo de ensino-aprendizagem dos jovens e adultos camponeses.

    Considerações finais

    O CR é um método utilizado pela PA para auxiliar os alunos durante o período que ele fica no campo e na propriedade familiar. Esse método é fundamental para orientar e supervisionar os alunos durante o período que eles ficam fora da instituição, dessa forma o ensino e aprendizado da PA realiza a somatória do conhecimento pratico e teórico de acordo com a realidade do camponês.

    Referências

    ALVES, RICARDO; PIATTI, CÉLIA. O PLANO DE FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. Revista Educação e Ciências Sociais, v. 5, n. 8, p. 128-150, 2022.

    CORDEIRO, Georgina; REIS, Neila; HAGE, Salomão. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, v. 24, n. 85, 2011.

    SILVA, Cícero da. Gênero caderno da realidade nas práticas educativas da pedagogia da alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, p. 1051-1083, 2019.

  • Palavras-chave
  • Educação no Campo; Pedagogia da Alternância; Caderno de Realidade.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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