A escola é uma importante mediadora das relações humanas e constitui-se como instituição social onde as diferenças são percebidas de forma clara. Neste sentido, o contexto escolar coloca em evidência a complexidade social e política da sociedade, o que incide nos mais variados desafios. Um deles, sem dúvida, é a construção e a implementação de currículos que contemplem a diversidade cultural, a fim de consolidar, no âmbito da educação, a luta contra problemas como o racismo, o preconceito, a intolerância e a xenofobia. Um dos caminhos que tem sido percorridos nessa direção é a inclusão da diversidade cultural, mesmo que ainda de forma tímida, em documentos norteadores de currículos, e de maneira especial, em legilações que tratam, por exemplo, de questões étnico-raciais, tais como a leis nº 10.639/03 e nº 11.654/08. Sendo assim, é de fundamental importância compreender como essas prescrições são traduzidas pelas escolas por meio dos planejamentos e das práticas pedagógicas dos professores e das professoras. Dentro dessa perspectiva, essa proposta de pesquisa apresenta o seguinte problema: De que maneira a diversidade cultural é contemplada nos currículos das escolas públicas de Montes Claros-MG no que diz respeito ao ensino de música, inserido no componente curricular Arte? O objetivo geral é identificar de que maneira a diversidade cultural é contemplada nos currículos das escolas públicas de Montes Claros-MG no que diz respeito ao ensino de música dentro do componente curricular Arte. O escopo teórico será embasado pelos seguintes eixos temáticos: Diversidade Cultural e Currículo, do Ensino de Arte, com foco para o ensino de Música, na Educação Básica e pelas lentes interpretativas do pensamento decolonial. O universo da investigação será constituído pelos/as docentes de Artes das escolas municipais e estaduais do município. A metodologia contemplará uma abordagem quantitativa e os procedimentos utilizados serão: 1. A pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses, dissertações e trabalhos de anais de eventos; 2. A pesquisa documental em legislações e demais documentos normativos; 3. A pesquisa por levantamento, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário autoadministrado via internet. Tendo em vista que essa comunicação trata-se da apresentação de um projeto de pesquisa, ainda não serão apresentados resultados e conclusões.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)