O Papel da Educação Matemática na Formação de Professores de Matemática.

  • Autor
  • Clara Nicoly Antunes Niza
  • Resumo
  • Não é suficiente ao professor reconhecer teorias e resultados de outras investigações. É necessário que o professor ao longo de sua formação - inicial e continuada - também seja capaz de buscar soluções para as dificuldades em sua ação docente (Ponte, 2002). Reconhecendo a importância da Educação Matemática para os processos de ensino e aprendizagem, bem como para a formação dos graduandos e futuros professores de Matemática, questiona-se: Existe um diferencial na formação de professores graduados, antes e depois, da inserção de disciplinas de Educação Matemática nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática? Objetiva-se, inicialmente, compreender se e de que maneira as disciplinas da Educação Matemática cursadas na formação inicial do professor de Matemática, ou seja, na graduação, contribuem para sua prática docente. Além disso, busca-se identificar se e de que maneira os professores de Matemática, graduados na Universidade Estadual de Montes Claros, levam para a sua prática docente o que aprenderam nas disciplinas de Educação Matemática enquanto acadêmicos. Como aporte teórico da pesquisa, apoiar-se-á nos preceitos de Muniz (2009), Sandes (2018), Ponte (2002). A princípio, para se compreender questões pertinentes à pesquisa, realizar-se-á entrevistas com dois professores do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de verificar se as disciplinas da Educação Matemática proporcionaram algum diferencial em sua formação e atuação. No aspecto metodológico, optar-se-á pela pesquisa de cunho bibliográfico, com base em materiais já elaborados e publicados. Por meio da revisão de literatura, estabelecer-se-á um diálogo com autores que estudam o tema. Os resultados poderão instigar novas pesquisas e também motivar escolas, professores e estudantes a dar ênfase aos conhecimentos matemáticos ao longo de toda a vida, dentro e fora do ambiente escolar. Acredita-se que esta pesquisa contribuirá para os estudos da e na Educação Matemática, no sentido de firmar a importância da formação inicial de professores como um potencial para a construção de conceitos matemáticos pelos estudantes a partir do trabalho e da intervenção do professor.

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)