Não é suficiente ao professor reconhecer teorias e resultados de outras investigações. É necessário que o professor ao longo de sua formação - inicial e continuada - também seja capaz de buscar soluções para as dificuldades em sua ação docente (Ponte, 2002). Reconhecendo a importância da Educação Matemática para os processos de ensino e aprendizagem, bem como para a formação dos graduandos e futuros professores de Matemática, questiona-se: Existe um diferencial na formação de professores graduados, antes e depois, da inserção de disciplinas de Educação Matemática nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática? Objetiva-se, inicialmente, compreender se e de que maneira as disciplinas da Educação Matemática cursadas na formação inicial do professor de Matemática, ou seja, na graduação, contribuem para sua prática docente. Além disso, busca-se identificar se e de que maneira os professores de Matemática, graduados na Universidade Estadual de Montes Claros, levam para a sua prática docente o que aprenderam nas disciplinas de Educação Matemática enquanto acadêmicos. Como aporte teórico da pesquisa, apoiar-se-á nos preceitos de Muniz (2009), Sandes (2018), Ponte (2002). A princípio, para se compreender questões pertinentes à pesquisa, realizar-se-á entrevistas com dois professores do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de verificar se as disciplinas da Educação Matemática proporcionaram algum diferencial em sua formação e atuação. No aspecto metodológico, optar-se-á pela pesquisa de cunho bibliográfico, com base em materiais já elaborados e publicados. Por meio da revisão de literatura, estabelecer-se-á um diálogo com autores que estudam o tema. Os resultados poderão instigar novas pesquisas e também motivar escolas, professores e estudantes a dar ênfase aos conhecimentos matemáticos ao longo de toda a vida, dentro e fora do ambiente escolar. Acredita-se que esta pesquisa contribuirá para os estudos da e na Educação Matemática, no sentido de firmar a importância da formação inicial de professores como um potencial para a construção de conceitos matemáticos pelos estudantes a partir do trabalho e da intervenção do professor.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)