Este trabalho consiste na elaboração de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo exploratório e explicativo afim de investigar a efetividade do aquecimento e desaquecimento vocal aplicados pelos docentes nas aulas práticas de canto no uso da voz dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Habilitação em Música/canto da Unimontes (Luchesi, 2012), utilizando para o alcance dos objetivos traçados a pesquisa bibliográfica documental e, para coleta de dados, a aplicação de um questionário enviado via e-mail aos acadêmicos e professores que o feedback possibilitou a apuração dos fatos e comprovação do objeto investigado. Os resultados aqui encontrados mostram a partir dos questionários aplicados via e-mail que de 100% dos professores investigados, 100% utilizam na prática de ensino do canto a técnica de aquecimento vocal (Aydos, 2004, Behlau, 2001). O desaquecimento vocal, 75% dos professores declaram conhecer, porém, utilizam às vezes essa técnica e 25% nunca utilizam demonstrando assim que não há efetividade no ensino da técnica de desaquecimento vocal (Mota, 1998), nas aulas práticas de canto do curso acima citado. Em relação aos alunos participantes, 82% responderam ao questionário e foram unânimes quanto a importância do aquecimento vocal para a saúde e preservação da voz (Behlau, 1993), no entanto, apenas 45% afirmaram que a realizam efetivamente antes da prática de estudos e performance vocal, deste modo, a técnica de desaquecimento vocal totaliza 64% dos que conhecem utilizando-a às vezes e 18% dos participantes desta pesquisa desconhecem e não utilizam tal técnica (CEV, 2018, Falcão, et al., 2018). Os dados foram tratados por meio da análise do conteúdo demonstrados por gráficos e quadros elaborados com o programa de planilhas do Excel. Deste modo, conclui-se que há uma unanimidade quanto à prática de aquecimento, mostrando de fato que tanto o corpo docente quanto os discentes utilizam e demonstram a sua importância para uma boa saúde vocal, contudo a técnica de desaquecimento vocal (Ribeiro, et al., 2016 e Quintela, 2008), que segundo a pesquisa bibliográfica possui tanta importância para a saúde e preservação vocal do cantor e de outros profissionais da voz ainda é pouco conhecida e utilizada no universo desta pesquisa, o que comprova a não efetividade na realização do desaquecimento vocal, apesar de confirmarem a sua importância.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)