Justificativa e problema da pesquisa: A proposta do presente trabalho consiste em conhecer e compreender o trabalho do Serviço Social na Educação brasileira para explicar o percurso do trabalho desenvolvido a partir da implementação da lei 13.935, de 2019 sobre a inserção do assistente social e psicólogo na rede pública de educação básica. Objetivos da pesquisa: Identificar e analisar as políticas públicas sobre a inserção do assistente social na educação brasileira. Referencial teórico que fundamenta a pesquisa: Ao longo desses anos desde a constituição de 1988, houve grandes avanços na rede educacional, tanto no âmbito federal, estadual e municipal. Essa inclusão dos profissionais do serviço social na educação vem abrindo grandes possibilidade para fortalecimento das políticas sociais, contribuindo para uma melhor articulação e desenvolvimento de diagnósticos sociais das crianças, adolescente e sua família para o acompanhamento da saúde, habitação e assistência social. A inserção dos assistentes sociais na política de educação brasileira, ao longo das últimas duas décadas, responde sobretudo às requisições socioinstitucionais de ampliação das condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades, a partir da mediação de programas governamentais. A regulamentação da Lei nº 13.935, de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica, visando a orientar os sistemas educacionais da federação, estados, Distrito Federal e municípios (Brasil, 2021).Portanto a inserção do assistente social desde 2021, na educação está contribuindo no acesso aos direitos educacionais da rede pública de ensino e desempenhando um papel importante no processo de inclusão social. Procedimentos metodológicos: O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão do assistente social na educação básica uma análise da lei 13.935, de 2019.
Referências
BRASIL. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei nº 13.935, de 2019 / Conselho Federal de Psicologia e Conselho Federal de Serviço Social. — 1. ed. — Brasília: CFP, 2021. 50 p. ; 21 cm.
DENTZ , Marta von; SILVA . Roberto Rafael Dias da. Dimensões históricas das relações entre educação e serviço social: elementos para uma revisão crítica. - Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 121, p. 7-31, jan./mar. 2015.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)