Resumo Expandido
O estudo analisou a influência da Formação Inicial e Continuada na prática pedagógica de professores de Matemática do 6º ao 9º ano e seu impacto na Aprendizagem Significativa. O objetivo geral foi conhecer a Formação Inicial e Continuada dos docentes e suas relações na Prática Pedagógica em Matemática do 6º ao 9º ano para o alcance da Aprendizagem Significativa. Embasado em autores como Freire (2001), Nacarato (2009) e Ausubel (1963), o estudo utilizou a Aprendizagem Significativa, Formação Continuada e Processo de Ensino-Aprendizagem como fundamentos teóricos. Realizado com professores da rede estadual de Montes Claros/MG, adotou abordagem qualitativa com métodos hermenêuticos e construtivistas, incluindo análise de conteúdo. Concluiu-se que a formação dos professores e suas práticas influenciam significativamente a aprendizagem dos alunos, destacando a necessidade de atualização contínua e contribuindo para o aprimoramento da educação matemática.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Formação Inicial e Continuada, Ensino e Aprendizagem em Matemática.
Introdução
Este trabalho tem como característica a Formação Inicial e Continuada do professor de Matemática que atua do 6º ao 9º ano dos anos finais do ensino fundamental e suas influências nas práticas pedagógicas para o alcance da Aprendizagem Significativa.
Ser professor exige estar em constante formação, é uma prática que deve ser contínua, uma vez que a profissão em destaque exige dedicação, conhecimento, desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento na sua formação.
Justificativa e problema da pesquisa
Este estudo justifica-se pela necessidade de compreender como a formação dos professores de Matemática e suas práticas pedagógicas influenciam diretamente o alcance da aprendizagem significativa. O problema proposto nesta pesquisa foi: A Formação Inicial e Continuada com seus reflexos na Prática Pedagógica dos docentes em Matemática do 6º ao 9º ano, tem relação no alcance da Aprendizagem Significativa?
Objetivos da pesquisa
Objetivo Geral
Conhecer a Formação Inicial e Continuada dos docentes e suas relações na Prática Pedagógica em Matemática do 6º ao 9º ano para o alcance da Aprendizagem Significativa.
Objetivo Específico
Identificar as percepções dos docentes de Matemática do 6ºao 9º ano através do ICD 01/21 com relação aos indicadores: Formação Inicial, Formação Continuada, Conhecimento Matemático, Conhecimento Educacional, Metodologias de Ensino, Processos Ensino e Aprendizagem e Práticas Pedagógicas.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
A formação do educador é essencial para melhorar a prática docente, desafiando a percepção de que a Matemática é difícil e desconectada da realidade. Freire (2001) adverte contra a transformação da educação em mero treinamento técnico, destacando seu caráter formador. As reformas curriculares têm promovido mudanças positivas no ensino de Matemática, reconhecendo sua importância na vida cotidiana, como observado por Nacarato (2009). A formação contínua é essencial para os professores, permitindo a adoção de práticas mais atualizadas e participativas.
Procedimentos metodológicos
Para análise do objetivo utilizou-se um questionário com questões abertas e com foco na práxis pedagógica dos docentes, aplicou-se o ICD 01 para coleta de dados.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
A análise foi conduzida com Categorias Específicas (CE), cada uma representando uma fração da frequência da ideia da categoria, sendo o numerador a frequência da ideia e o denominador o total da amostra. A primeira pergunta investigou a Formação Inicial em Licenciatura de Matemática, destacando que os entrevistados valorizam o uso de jogos e atividades lúdicas para facilitar o ensino e a interação entre docente e discente. Na segunda pergunta, 8 de 13 professores afirmaram possuir Formação Continuada. Suas percepções em relação ao uso atual como professor(a) desses cursos incluem o aumento da confiança na abordagem de novos conteúdos, a incorporação de metodologias inovadoras em sala de aula e uma maior capacidade de adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos. Na terceira pergunta, 6 de 13 professores desconhecem a teoria da Aprendizagem Significativa, possivelmente aplicando-a sem reconhecê-la pelo nome. Na quarta pergunta, 4 de 13 professores desconhecem a teoria, ressaltando a importância da Formação Continuada. Esta pesquisa enfoca a formação contínua dos professores de Matemática do 6º ao 9º ano, analisando seu impacto na prática pedagógica e no progresso dos alunos, alinhada ao eixo temático Educação Matemática do COPED.
Considerações finais
Esta pesquisa destaca a importância da formação continuada dos professores para melhorar o ensino da Matemática, identificando a falta de formação como um desafio nas escolas, afetando a motivação dos alunos. Investigou-se o impacto da formação inicial e continuada na prática pedagógica, buscando modernizar métodos de ensino baseados em memorização. Entrevistas e questionários foram utilizados para comparar estratégias didáticas, evidenciando a necessidade de intervenção e mediação dos professores para fortalecer a aprendizagem dos alunos.
Referências
AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
NACARATO, A. M. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)