O canto coral é uma ferramenta poderosa de educação musical, auxilia na construção do cantor transformando-o, dando qualidade de vida, socialização, autoestima. Prática que requer comprometimento para que aconteça o crescimento pessoal e amadurecimento musical. Em um dos processos seletivos do Coral Universitário encontrei três pessoas com problemas de afinação, surgindo dessa situação o problema de pesquisa: Como solucionar a desafinação dos coristas? Tendo como objetivo ajudar os “não cantores” a se tornarem cantores. A situação levou-me a utilizar técnicas vocais com auxílio de ferramentas tecnológicas a fim de resolver o problema. Com atendimento diferenciado os “não cantores” puderam desenvolver habilidades e propriocepção resultando na melhoria da autoestima e qualidade de vida além do aprendizado musical a partir dos saberes docentes e da pratica aplicada.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)