RESUMO:
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Este relato de experiência contextualiza-se no âmbito do processo ensino-aprendizagem da formação inicial de professores(as).
Problema norteador e objetivos
O problema central foi “como ocorre a interação de crianças no Parque Municipal Milton Prates e qual é a importância desse espaço para o desenvolvimento das mesmas”?
O objetivo foi analisar as interações sociais e o brincar infantil nesse ambiente, destacando a importância desse espaço para o desenvolvimento das crianças. O tema em questão é relevante para o campo da educação infantil e se relaciona diretamente com o eixo em discussão no XV COPED -Congresso Nacional de Pesquisa em Educação. Foi desenvolvido por acadêmicos do 3º período em uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no decorrer do mês de abril de 2024.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Em sala de aula, foram estudados os princípios da estruturação espaço-temporal nas crianças, por meio de leituras e debates, dinâmicas em grupo e pesquisa bibliográfica. Foi realizada ainda o estudo de campo no Parque Municipal Milton Prates de Montes Claros/MG, no qual utilizou-se de observação, registros fotográficos e escritos e discussão grupal.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Os fundamentos teóricos em que se baseia esse trabalho, constituem-se com pesquisadores que aprofundam os seus estudos sobre as relações das crianças com o ambiente em sua volta e a importância do brincar para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e afetivas do infante. Dessa maneira, conforme Abreu (2016) todas as interações das crianças com o meio em que vivem influenciam no seu desenvolvimento, pois a interação contribui para a formação da identidade, construindo conhecimentos e aprendizados.
Resultados da prática
Os resultados da prática apontam que o contato direto da criança com a natureza contribui para ampliar as suas noções espaciais e temporais, percepções de lateralidade, movimento, memória, direção, deslocamentos e classificação cronológica. Propicia distinguir a passagem do tempo, aprimorar o esquema corporal, o senso de direção e sentido, andando de bicicleta ou escalando árvores. No parquinho tinham brinquedos à disposição das crianças e áreas de recreação para interação grupal, como presenciado por meio de uma partida de futebol. Conforme Lopes (2009, p.126) “o ser e estar no mundo é uma experiência espacial”. Nessa perspectiva, as interações com a natureza são essenciais, pois tem impactos na vida das crianças.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A relevância social da experiência que culminou neste relato se assenta na compreensão de que os educadores precisam integrar cada vez mais atividades de contato com a natureza em suas práticas pedagógicas.
Considerações finais
Considera-se finalmente que, no parque, a interação de crianças ocorre de diversas formas e que este espaço assume um papel fundamental para a desenvoltura dos infantes.
Referências
ABREU, Nathalia Diaco Vahia. Sobre a importância das interações no desenvolvimento das crianças pequenas. 2016. Monografia. Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em Creches e Pré-escolas – PUC/RJ, Rio de Janeiro, 2016.
LOPES, Jader Janer M.;BARENCO, Marissol. O jeito de que nós crianças pensamos sobre certas coisas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.