ALGUNS INDÍCIOS DO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA

  • Autor
  • Ellen Rodrigues Oliveira
  • Co-autores
  • Julia Soares de Jesus , Naiara Silva dos Santos , Eliana de Freitas Soares
  • Resumo
  • ALGUNS INDÍCIOS DO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA

     

     

    Resumo Expandido

    Este trabalho traz o resultado de uma pesquisa realizada no 4° período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, campus Brasília de Minas, em 2023, na disciplina de Alfabetização e Letramento I. O objetivo foi de identificar indícios de como o processo de alfabetização tem ocorrido em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental em uma escola em Brasília de Minas. A metodologia adotada foi a qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Ficou evidente que precisa haver um olhar mais atento para as atividades que envolvem o letramento, já que esteve presente muitas atividades com ênfase no método silábico.

    Palavras-chave: Alfabetização; Metodologia; Autonomia.

    Introdução

    Este resumo se trata de um estudo com uma criança de 08 anos do 3º ano do Ensino Fundamental, para entender qual o caminho usado para sua evolução na escrita, feito pelos acadêmicos do 4º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, do campus de Brasília de Minas, na disciplina de Alfabetização e Letramento I. Foi possível realizar esse estudo através de análise do caderno da criança em questão, onde todos os dados foram autorizados pelos pais.

    Justificativa e problema da pesquisa

    Sabe-se que é de suma importância acompanhar a evolução da criança no seu processo de alfabetização, sendo assim, foi importante a elaboração desse trabalho para que fosse possível constatar alguns indícios de qual(is) metodologia(s) foi(ram) adotada(s), os conteúdos trabalhados em sala de aula e o progresso, tanto nos avanços quanto nas dificuldades, diante da aquisição da escrita.

    Tem-se como problema: por meio da análise do caderno é possível identificar indícios de como o processo de alfabetização tem ocorrido em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental em uma escola?

    Objetivos da pesquisa

    Identificar indícios de como o processo de alfabetização tem ocorrido em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental em uma escola em Brasília de Minas.

     

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    É importante ressaltar a necessidade da construção do saber em relação ao estímulo da escrita e do letramento, para que a alfabetização seja alcançada de maneira a formar seres pensantes e autônomos. 

    Segundo Soares (2003), uma pessoa que sabe ler e escrever e não faz uso da leitura e da escrita é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita, pois passa a viver certas vivências e tecnologias que a outra pessoa não utiliza, por não ser letrada.

     

    Procedimentos metodológicos

    Para essa pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, sendo feita uma pesquisa documental. A pesquisa documental foi por meio da análise do caderno da criança para identificar através dos exercícios e atividades adotadas pela professora indícios de como o processo de alfabetização tem ocorrido.

     

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    A princípio foi observado que o alfabeto foi apresentado a criança, onde ela teria que escrever de forma maiúscula e minúscula com letras cursivas, juntamente com uma ficha impressa mostrando o modelo que deveria ser seguido. Também foi possível perceber que o caderno apresentava muitas atividades impressas.

    Percebe-se que a professora utilizou o método silábico para alfabetizar os alunos, pois foi usado várias atividades em que tinha a palavra pronta para que a criança pudesse separar em sílabas e logo em seguida fazer a classificação entre monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba, consoante a isso, foram usados alguns tipos de gêneros textuais, havendo poucas propostas de produção textual com imagens.

     

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    Através deste eixo temático, o COPED possibilita oportunidades de pesquisas e estudos voltados para a Alfabetização e Letramento.  Reforçando o olhar crítico sobre essas práticas.

     

    Considerações finais

    Por fim, é importante ressaltar a importância dessa pesquisa, pois a partir dela é possível compreender a necessidade e a competência de ensinar e estar ao lado de uma criança no momento de aprendizagem, sendo necessário que os professores estejam dispostos a ensinar e aprender, juntamente com o aluno, pois o mundo está em evolução constante. Ficou evidente que precisa haver um olhar mais atento para as atividades que envolvem o letramento.

     

    Referências

     

    SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 52, p. 19 – 24, fev. 1985.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; Metodologia; Autonomia.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)