FATORES QUE OCASIONAM A NÃO ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Carolina Luciane de Morais Silva
  • Co-autores
  • Hugo Vieira Alecrim , Úrsula Adelaide de Lélis
  • Resumo
  •  

    Desenvolvido no âmbito da pós-graduação em Alfabetização e Multiletramentos, da UAB/Unimontes, esta pesquisa aborda os percursos escolares de alunos matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental, sem a domínio das habilidades básicas de leitura e escrita, em uma escola municipal, na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Além das aulas específicas do ano escolar, esses alunos participaram de atividades de reforço, em 2023, objetivando aprender a ler e escrever. Em 2016, dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostraram que, no Brasil, 54,73% dos estudantes acima de 8 anos de idade permaneciam em níveis insuficientes de leitura, enquanto que 33,95% dos alunos apresentaram índices de insuficiência na escrita (SANTOS, 2023). Nesse contexto, questiona-se: quais fatores interferiram na alfabetização dos alunos, durante os anos iniciais do Ensino Fundamental? Objetiva-se analisar os fatores que ocasionaram a não consolidação da alfabetização dos alunos, a partir das suas trajetórias escolares, no Ensino Fundamental I. Também, discute-se o processo de construção da leitura e escrita de crianças; avalia-se a trajetória de alfabetização dos alunos e reflete sobre as práticas docentes, nesse processo. De abordagem qualitativa, realiza revisão de literatura (BARBOZA, 2016; CAGLIARI, 1999; MORTATTI, 2011), análise documental - atas de reuniões, cadernos de planejamento, fichas individuais dos alunos - e pesquisa de campo, por meio de entrevistas com as professoras do Ensino Fundamental I, dos alunos, e com a professora de reforço/2023. Resultados parciais apontam que as concepções de alfabetização das professoras (1º ao 5º anos) eram muito fluidas, assim como as metodologias adotadas,  não se alicerçando em nenhum fundamento teórico específico; que os alunos já apresentavam dificuldades no 1º ano, mas que nenhuma intervenção específica foi realizada e que o índice de infrequência era alto.

     

    Referências

     

    BARBOZA, R. J. A alfabetização sob o ponto de vista metodológico. Rev. Científica Eletrônica da Pedagogia, Garça – FAEF, a.14, n. 26, jan./2016. 

    CAGLIARI, L. C. Alfabetização sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo: Scipione, 1999. 

    MORTATTI, M. Alfabetização no Brasil: uma história da sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

    SANTOS, E. 56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas, mostra levantamento inédito do MEC. G1.globo.com, 2023.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; Não-alfabetização; Trajetórias de alfabetização
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

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