Desenvolvido no âmbito da pós-graduação em Alfabetização e Multiletramentos, da UAB/Unimontes, esta pesquisa aborda os percursos escolares de alunos matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental, sem a domínio das habilidades básicas de leitura e escrita, em uma escola municipal, na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Além das aulas específicas do ano escolar, esses alunos participaram de atividades de reforço, em 2023, objetivando aprender a ler e escrever. Em 2016, dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostraram que, no Brasil, 54,73% dos estudantes acima de 8 anos de idade permaneciam em níveis insuficientes de leitura, enquanto que 33,95% dos alunos apresentaram índices de insuficiência na escrita (SANTOS, 2023). Nesse contexto, questiona-se: quais fatores interferiram na alfabetização dos alunos, durante os anos iniciais do Ensino Fundamental? Objetiva-se analisar os fatores que ocasionaram a não consolidação da alfabetização dos alunos, a partir das suas trajetórias escolares, no Ensino Fundamental I. Também, discute-se o processo de construção da leitura e escrita de crianças; avalia-se a trajetória de alfabetização dos alunos e reflete sobre as práticas docentes, nesse processo. De abordagem qualitativa, realiza revisão de literatura (BARBOZA, 2016; CAGLIARI, 1999; MORTATTI, 2011), análise documental - atas de reuniões, cadernos de planejamento, fichas individuais dos alunos - e pesquisa de campo, por meio de entrevistas com as professoras do Ensino Fundamental I, dos alunos, e com a professora de reforço/2023. Resultados parciais apontam que as concepções de alfabetização das professoras (1º ao 5º anos) eram muito fluidas, assim como as metodologias adotadas, não se alicerçando em nenhum fundamento teórico específico; que os alunos já apresentavam dificuldades no 1º ano, mas que nenhuma intervenção específica foi realizada e que o índice de infrequência era alto.
Referências
BARBOZA, R. J. A alfabetização sob o ponto de vista metodológico. Rev. Científica Eletrônica da Pedagogia, Garça – FAEF, a.14, n. 26, jan./2016.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo: Scipione, 1999.
MORTATTI, M. Alfabetização no Brasil: uma história da sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
SANTOS, E. 56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas, mostra levantamento inédito do MEC. G1.globo.com, 2023.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)