Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O projeto de intervenção escolar nos anos da educação infantil é componente obrigatório para o Estágio Supervisionado I. O projeto visou contribuir com os debates atuais sobre a relação das crianças com a natureza baseado na cultura corporal de movimento. Conforme Freire (1997), no período do ensino infantil, o mundo da criança depende das relações que ela estabelece com as pessoas e consigo mesma.
A proposta foi relevante pois instigou a concepção de acolher e abarcar as experiências diversas dentro e fora do ambiente escolar, a proposição foi organizada junto aos preceitos de união da família, escola e meio ambiente.
Problema norteador e objetivos
A escolha do tema pautou-se nos princípios da interdisciplinaridade e transversalidade e meio ambiente, objetivando a construção de cidadania e aquisição de valores morais, assim como ampliar suas capacidades expressivas com práticas corporais diversificadas.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
A proposta se desenvolveu com alunos do Ensino Infantil, com idades de quatro e cinco anos. Ocorreu em concordância ao projeto da Prefeitura Municipal, que dispõe de objetivos de uma intervenção intitulada “Sementes: A mágica da vida” (Montes Claros, 2024[a]). Foi atrelada à aula de Educação Física o dever de potencializar esse diálogo com base na cultura corporal.
Para introduzir foi executada a música “Para Germinar” e um jogo da memória, expondo às crianças definições básicas de cascas, sementes, caroços, suas relações bem como suas finalidades, mostrando figuras das sementes, frutas e unindo as mesmas às devidas correspondências.
Em seguida, foi feito o percurso da semente como atividade central, um circuito com cinco estações onde os alunos conduziram a figura das sementes até a sua fruta ou árvore de cultivo. Para finalizar houve um momento lúdico de relaxamento relacionado ao tema geral do projeto. O projeto foi aplicado no pátio da escola durante o horário de aula de educação física de cada turma.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Conforme Brasil (2019) a educação escolar é responsável por transformar a realidade, trabalhando além dos conteúdos. Na escola os professores estimulam a criatividade, autonomia, raciocínio, interação com os colegas, entre outras (Pacheco, 2022). Seu papel não se restringe a transmitir uma informação, mas propor desafios para a criança continuar pensando, buscando descobrir novas aprendizagens e significados (Evangelista, 2018).
A aprendizagem é compreendida como um processo cooperativo e comunicativo, que coloca a criança no centro desse processo, pois a considera como produtora ativa de conhecimento (Melo et al., 2020). O excesso ou a falta de estímulo pode acabar interferindo nesse processo, fazendo com que as dificuldades aconteçam futuramente (Pacheco, 2022).
Resultados da prática
Foi observado a consolidação com a temática, pois promoveu a importância e relevância das sementes. Durante a execução, observou-se aspectos de cooperação, espírito de equipe e companheirismo, visto que os mesmos auxiliavam os colegas, reforçando suas relações em grupo. Ocorreram direcionamentos tanto individuais quanto coletivos, notando a construção da ideia de si e do outro nas suas manifestações corporais.
Pôde-se constatar, ainda, satisfação em relação ao tema durante a intervenção, fortalecendo o diálogo com outras disciplinas. Ademais, os resultados positivos impulsionam pela continuidade da proposta do município, visto que há compromisso da equipe escolar em motivar os alunos a aprender sobre a temática.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
As experiências corporais podem ser afirmadas a partir de associações de atos do cotidiano como o movimento e o pensar. A educação infantil é o início da jornada de aprendizagem e aquisição do conhecimento, diante disso, é importante o estágio supervisionado com vistas a instigar discussões e exposições de saberes relacionados à formação docente na graduação.
Considerações finais
Apesar dos desafios encontrados durante a execução do planejamento, a prática se desenvolveu de maneira extremamente satisfatória.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)