O presente trabalho é resultado de uma pesquisa, na qual buscou analisar a relação da intensificação do trabalho e o adoecimento dos professores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). De abordagem qualitativa, a investigação trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, documental e empírica, que teve o questionário eletrônico como técnica de coleta de dados e seus dados interpretados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou o trabalho intensificado dos professores do IFNMG e a relação deste trabalho intenso com o adoecimento, bem como o comprometimento da qualidade de vida destes profissionais. Destacou-se como resultados da materialização da intensificação do trabalho docente no IFNMG: a organização do trabalho dos professores EBTTs, a verticalização do ensino e a gestão por resultados. Dados da pesquisa apontaram alguns acometimentos mais frequentes nos respondentes, sendo eles: a ansiedade, o estresse e irritabilidade.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)