INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE NO IFNMG: UMA REALIDADE POSSÍVEL?

  • Autor
  • Zelinda Crislayne de Souza
  • Co-autores
  • Mônica Maria Teixeira Amorim
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho é resultado  de  uma pesquisa, na qual buscou analisar a relação da intensificação do trabalho e o adoecimento dos professores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). De abordagem qualitativa, a investigação trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, documental e empírica, que teve o questionário eletrônico como técnica de coleta de dados e seus dados interpretados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou o trabalho intensificado dos professores do IFNMG e a relação deste trabalho intenso com o adoecimento, bem como o comprometimento da qualidade de vida  destes profissionais. Destacou-se como resultados da materialização da intensificação do trabalho docente no IFNMG: a organização do trabalho dos professores EBTTs, a verticalização do ensino e a gestão por resultados. Dados da pesquisa apontaram alguns acometimentos mais frequentes nos respondentes, sendo eles: a ansiedade, o estresse e irritabilidade.

  • Palavras-chave
  • Intensificação do Trabalho; Adoecimento Docente; Institutos Federais
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)