TECNOLOGIAS DIGITAIS: LIÇÕES APRENDIDAS DA PANDEMIA

  • Autor
  • Elisa Maia Velloso Caldeira
  • Co-autores
  • Fábia Magali Santos Vieira , Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis , Cláudia Cristina Dias Franco
  • Resumo
  •  

     

    TECNOLOGIAS DIGITAIS: LIÇÕES APRENDIDAS DA PANDEMIA

     

     

    Elisa Maia Velloso Caldeira

    Universidade Estadual de Montes Claros

    elisamvcaldeira@gmail.com

     

    Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis

    Universidade Estadual de Montes Claros

    leidiane219@gmail.com

     

    Cláudia Cristina Dias Franco

    Universidade Estadual de Montes Claros

    claudia.dias@unimontes.br

     

    Fábia Magali Santos Vieira

    Universidade Estadual de Montes Claros

    fabiamsv@gmail.com

     

     

    Eixo: Tecnologias da Educação e Educação a Distância

     

    Resumo Expandido

     

    As Tecnologias Digitais (TD) têm desempenhado um papel significativo na sociedade, transformando a forma como nos comunicamos, aprendemos e trabalhamos. Durante a pandemia da Covid-19, as TD foram essenciais para as atividades educacionais, com a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no entanto, essa transição abrupta trouxe desafios significativos. O Projeto de Pesquisa “Observatório Tecnologias Digitais e Educação” da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, realizou uma pesquisa com 421 professores do ensino superior das diferentes regiões geográficas do Brasil revelando o cenário enfrentado, e relacionando ao grau de satisfação neste período. Assim, os resultados destacam a importância da formação continuada dos professores em relação ao uso das TD, bem como a necessidade de políticas públicas que garantam acesso e suporte tecnológico adequado.

    PALAVRAS-CHAVE: Educação. Tecnologias Digitais (TD). Ensino Remoto Emergencial (ERE).

     

    Introdução

     

    As TD em suas práticas e usos sociais emergem a partir da interação homem e máquina, e seu uso intensivo tem colaborado com as transformações sociais, econômicas e culturais (Caldeira, 2023).

    Diante do período da pandemia, as TD foram imprescindíveis para os avanços no campo educacional promovendo o debate sobre as práticas e metodologias utilizadas e, diante da necessidade da implantação do Ensino Remoto Emergencial - ERE, tornou-se crucial a discussão sobre os principais desafios para a utilização das TD e seus impactos na prática docente.

     

    Justificativa e problema da pesquisa

     

    Nesse cenário, o projeto de pesquisa “Observatório Tecnologias Digitais e Educação”[1], da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, propôs-se pesquisar: Durante a pandemia de Covid-19, o ensino presencial foi substituído pelo ERE, generalizando o uso de TD. Diante disso, quais foram os usos e impactos das TD adotadas no ensino remoto pelas IES públicas do Brasil durante a Pandemia da Covid-19 no período 2020 e 2021? Esta pesquisa, justifica-se pelo fato de que com a adoção do ERE, os professores tiveram que se adaptar com este novo cenário, tornando-se necessário uma visão ampla deste universo.

     

    Objetivos da pesquisa

     

    O objetivo consistiu em analisar os usos e impactos das TD adotadas na educação superior do País durante a pandemia da Covid-19, fornecendo subsídios para futuras políticas educacionais e de gestão das IES a partir da inserção das TD no processo ensino-aprendizagem, pois o movimento que protagoniza o uso das TD pode trazer novos elementos para pensar e compreender o chamado ensino híbrido que se anuncia como uma das possibilidades pós-pandemia.

     

     

     

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

     

    As TD colaboram para a promoção da aprendizagem como um coadjuvante, sendo que os principais atores continuam sendo professores e estudantes.

    No contexto da pandemia de Covid-19, o ERE exigiu além do uso das TD, a adoção de novas metodologias para promover o engajamento dos estudantes.  Santos et al (2020) alertam para os perigos de gerar fragilidades no processo de ensino – aprendizagem.

    Assim, é imprescindível promover uma reconstrução pedagógica que esteja alinhado com as TD, superando abordagens tradicionais e visando alcançar os melhores resultados educacionais

     

    Procedimentos metodológicos

     

    Esta pesquisa de natureza básica, exploratória, a partir da pesquisa bibliográfica utilizou como técnicas para coleta de dados, o questionário. A coleta de dados ocorreu de outubro de 2022 a julho de 2023, com 421 professores da educação superior de IES públicas de todo Brasil.

     

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

     

    O cenário das regiões de pertencimento dos 421 participantes foram: 283 professores da região Sudeste, 62 da Nordeste, 30 da região Sul, 23 da Norte e 21 da região Centro-Oeste.

    Delimitaremos neste trabalho a apresentar alguns dados relacionados ao uso das TD durante o ERE, e a questão que direcionou análise foi o grau de satisfação dos professores antes e durante o período da pandemia. Assim, antes do surgimento da pandemia, 81,47% dos professores estavam satisfeitos com seu trabalho, no entanto, com a eclosão da pandemia, houve uma redução na satisfação dos professores, para 42,32%. Os professores relataram algumas dificuldades enfrentadas, as quais destacam-se as dificuldades de conexão da internet (34,25%) e a dificuldade de interação com os alunos (13,29%). Neste contexto, Saviani e Galvão (2021) referem que a adoção do ERE não trouxe as mínimas condições para o desenvolvimento das atividades, trazendo implicações negativas decorrente da intensificação e precarização do trabalho.

     

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

     

    Diante de toda a necessidade das TD na educação, esta pesquisa visa um melhor entendimento da sua inserção nas práticas pedagógicas.

     

    Considerações finais

     

    Os dados evidenciaram que o domínio das TD foi fator que contribuiu para aumentar a insatisfação de professores durante a pandemia, uma vez que a dificuldade de domínio das tecnologias, associada à ausência de formação adequada da IES, tiveram aumentada sua carga de trabalho e, desenvolveram maior insatisfação. Assim, sugerem que as políticas públicas devem ser reformuladas para o uso e domínio das TD, propiciando uma educação de qualidade e protegendo a saúde de estudantes e professores.


     

     

  • Palavras-chave
  • Educação. Tecnologias Digitais (TD). Ensino Remoto Emergencial (ERE).
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)