TECNOLOGIAS DIGITAIS: LIÇÕES APRENDIDAS DA PANDEMIA
Elisa Maia Velloso Caldeira
Universidade Estadual de Montes Claros
elisamvcaldeira@gmail.com
Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis
Universidade Estadual de Montes Claros
leidiane219@gmail.com
Cláudia Cristina Dias Franco
Universidade Estadual de Montes Claros
claudia.dias@unimontes.br
Fábia Magali Santos Vieira
Universidade Estadual de Montes Claros
fabiamsv@gmail.com
Eixo: Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Resumo Expandido
As Tecnologias Digitais (TD) têm desempenhado um papel significativo na sociedade, transformando a forma como nos comunicamos, aprendemos e trabalhamos. Durante a pandemia da Covid-19, as TD foram essenciais para as atividades educacionais, com a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no entanto, essa transição abrupta trouxe desafios significativos. O Projeto de Pesquisa “Observatório Tecnologias Digitais e Educação” da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, realizou uma pesquisa com 421 professores do ensino superior das diferentes regiões geográficas do Brasil revelando o cenário enfrentado, e relacionando ao grau de satisfação neste período. Assim, os resultados destacam a importância da formação continuada dos professores em relação ao uso das TD, bem como a necessidade de políticas públicas que garantam acesso e suporte tecnológico adequado.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Tecnologias Digitais (TD). Ensino Remoto Emergencial (ERE).
Introdução
As TD em suas práticas e usos sociais emergem a partir da interação homem e máquina, e seu uso intensivo tem colaborado com as transformações sociais, econômicas e culturais (Caldeira, 2023).
Diante do período da pandemia, as TD foram imprescindíveis para os avanços no campo educacional promovendo o debate sobre as práticas e metodologias utilizadas e, diante da necessidade da implantação do Ensino Remoto Emergencial - ERE, tornou-se crucial a discussão sobre os principais desafios para a utilização das TD e seus impactos na prática docente.
Justificativa e problema da pesquisa
Nesse cenário, o projeto de pesquisa “Observatório Tecnologias Digitais e Educação”[1], da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, propôs-se pesquisar: Durante a pandemia de Covid-19, o ensino presencial foi substituído pelo ERE, generalizando o uso de TD. Diante disso, quais foram os usos e impactos das TD adotadas no ensino remoto pelas IES públicas do Brasil durante a Pandemia da Covid-19 no período 2020 e 2021? Esta pesquisa, justifica-se pelo fato de que com a adoção do ERE, os professores tiveram que se adaptar com este novo cenário, tornando-se necessário uma visão ampla deste universo.
Objetivos da pesquisa
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
As TD colaboram para a promoção da aprendizagem como um coadjuvante, sendo que os principais atores continuam sendo professores e estudantes.
No contexto da pandemia de Covid-19, o ERE exigiu além do uso das TD, a adoção de novas metodologias para promover o engajamento dos estudantes. Santos et al (2020) alertam para os perigos de gerar fragilidades no processo de ensino – aprendizagem.
Assim, é imprescindível promover uma reconstrução pedagógica que esteja alinhado com as TD, superando abordagens tradicionais e visando alcançar os melhores resultados educacionais
Procedimentos metodológicos
Esta pesquisa de natureza básica, exploratória, a partir da pesquisa bibliográfica utilizou como técnicas para coleta de dados, o questionário. A coleta de dados ocorreu de outubro de 2022 a julho de 2023, com 421 professores da educação superior de IES públicas de todo Brasil.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
O cenário das regiões de pertencimento dos 421 participantes foram: 283 professores da região Sudeste, 62 da Nordeste, 30 da região Sul, 23 da Norte e 21 da região Centro-Oeste.
Delimitaremos neste trabalho a apresentar alguns dados relacionados ao uso das TD durante o ERE, e a questão que direcionou análise foi o grau de satisfação dos professores antes e durante o período da pandemia. Assim, antes do surgimento da pandemia, 81,47% dos professores estavam satisfeitos com seu trabalho, no entanto, com a eclosão da pandemia, houve uma redução na satisfação dos professores, para 42,32%. Os professores relataram algumas dificuldades enfrentadas, as quais destacam-se as dificuldades de conexão da internet (34,25%) e a dificuldade de interação com os alunos (13,29%). Neste contexto, Saviani e Galvão (2021) referem que a adoção do ERE não trouxe as mínimas condições para o desenvolvimento das atividades, trazendo implicações negativas decorrente da intensificação e precarização do trabalho.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED
Diante de toda a necessidade das TD na educação, esta pesquisa visa um melhor entendimento da sua inserção nas práticas pedagógicas.
Considerações finais
Os dados evidenciaram que o domínio das TD foi fator que contribuiu para aumentar a insatisfação de professores durante a pandemia, uma vez que a dificuldade de domínio das tecnologias, associada à ausência de formação adequada da IES, tiveram aumentada sua carga de trabalho e, desenvolveram maior insatisfação. Assim, sugerem que as políticas públicas devem ser reformuladas para o uso e domínio das TD, propiciando uma educação de qualidade e protegendo a saúde de estudantes e professores.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)