A PRESENÇA DOS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

  • Autor
  • AMOS FERREIRA DE CARVALHO
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que  mapeou produções brasileiras sobre Jogos Eletrônicos na Educação Inclusiva (no período de 2007 a 2022) nos eventos científicos Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), e Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Para a coleta de dados as buscas foram por meio dos títulos e das palavras chave Educação Matemática; Jogos Eletrônicos; Educação Inclusiva, especificamente no GT Práticas inclusivas em Educação Matemática do ENEM e no GT - Diferença, Inclusão e Educação Matemática no SIPEM. Para a análise dos dados, buscamos confrontar os elementos que revelam a funcionalidade da gameficação no processo de ensino-aprendizagem, bem como na integração do indivíduo AEE. Ao todo identificamos somente três trabalhos que abordam sobre o assunto. Foi constatado que os jogos eletrônicos podem ser usados como uma ferramenta de aprendizagem, porém há desafios no que se refere à formação do professor.

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Educação Matemática; Jogos Eletrônicos; Educação Inclusiva.
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)