Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que mapeou produções brasileiras sobre Jogos Eletrônicos na Educação Inclusiva (no período de 2007 a 2022) nos eventos científicos Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), e Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Para a coleta de dados as buscas foram por meio dos títulos e das palavras chave Educação Matemática; Jogos Eletrônicos; Educação Inclusiva, especificamente no GT Práticas inclusivas em Educação Matemática do ENEM e no GT - Diferença, Inclusão e Educação Matemática no SIPEM. Para a análise dos dados, buscamos confrontar os elementos que revelam a funcionalidade da gameficação no processo de ensino-aprendizagem, bem como na integração do indivíduo AEE. Ao todo identificamos somente três trabalhos que abordam sobre o assunto. Foi constatado que os jogos eletrônicos podem ser usados como uma ferramenta de aprendizagem, porém há desafios no que se refere à formação do professor.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)