Resumo Simples
Esta pesquisa busca entender como são formulados ou escolhidos os problemas inseridos em
um livro didático de Matemática e como esses se relacionam com o interesse dos estudantes
para buscar resolvê-los. Essa pesquisa se justifica pelo fato de que a resolução de problemas
faz parte do cotidiano de todos os estudantes e o livro didático é uma das ferramentas mais
utilizadas pelos professores para a seleção dos problemas que são propostos em sala de aula.
O objetivo principal desse estudo é investigar os tipos predominantes de problemas
matemáticos relacionados ao conteúdo matemático Múltiplos e Divisores, abordados no livro
didático de Matemática “Desafio da Matemática”, do autor Ênio Silveira, referente ao 7º ano
do Ensino Fundamental. O referencial teórico utilizado se baseia, principalmente, nas
proposições de Onuchic (1999). Esta autora esclarece sua compreensão considerando que
“problema é tudo aquilo que não se sabe fazer, mas que se está interessado em resolver”
(Onuchic, 1999, p. 215). A referida autora explica que a resolução de problemas não se
restringe à aplicação mecânica de fórmulas ou técnicas operatórias, quando considerada como
metodologia de ensino. Nesse sentido, os problemas selecionados para estudo não são meros
exercícios a serem resolvidos, mas sim oportunidades para os estudantes explorarem
conceitos matemáticos em um contexto significativo. A aprendizagem matemática, portanto,
está intrinsecamente ligada à resolução de problemas, que não apenas consolida o conteúdo de
forma prática, mas também desafia os estudantes a aplicarem os conceitos trabalhados em sala
de aula. Além disso, durante esse processo, é crucial que as dúvidas sejam sanadas, a fim de
evitar lacunas na aprendizagem, e que os alunos compreendam a aplicabilidade do conteúdo
tanto em situações cotidianas quanto em problemas mais abstratos. Dessa forma, a resolução
de problemas visa desenvolver nos estudantes a capacidade de se tornarem sujeitos
autônomos na sociedade, equipados com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios
da vida moderna. A metodologia compreenderá uma análise minuciosa do conteúdo do livro,
com o intuito de identificar e categorizar os problemas matemáticos que envolvam conceitos
de múltiplos e divisores. Tal análise será seguida por uma avaliação crítica da abordagem
pedagógica adotada, buscando determinar sua pertinência e eficácia em relação aos objetivos
educacionais estabelecidos para o 7º ano do ensino fundamental, de acordo com as
habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (Brasil, 2018). É
importante ressaltar que este estudo se encontra em estágio inicial, portanto, ainda não dispõe
de resultados definitivos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)