TECENDO CONEXÕES: ANÁLISE DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • junio lemos dos santos
  • Resumo
  • Resumo Simples

    Esta pesquisa busca entender como são formulados ou escolhidos os problemas inseridos em

    um livro didático de Matemática e como esses se relacionam com o interesse dos estudantes

    para buscar resolvê-los. Essa pesquisa se justifica pelo fato de que a resolução de problemas

    faz parte do cotidiano de todos os estudantes e o livro didático é uma das ferramentas mais

    utilizadas pelos professores para a seleção dos problemas que são propostos em sala de aula.

    O objetivo principal desse estudo é investigar os tipos predominantes de problemas

    matemáticos relacionados ao conteúdo matemático Múltiplos e Divisores, abordados no livro

    didático de Matemática “Desafio da Matemática”, do autor Ênio Silveira, referente ao 7º ano

    do Ensino Fundamental. O referencial teórico utilizado se baseia, principalmente, nas

    proposições de Onuchic (1999). Esta autora esclarece sua compreensão considerando que

    “problema é tudo aquilo que não se sabe fazer, mas que se está interessado em resolver”

    (Onuchic, 1999, p. 215). A referida autora explica que a resolução de problemas não se

    restringe à aplicação mecânica de fórmulas ou técnicas operatórias, quando considerada como

    metodologia de ensino. Nesse sentido, os problemas selecionados para estudo não são meros

    exercícios a serem resolvidos, mas sim oportunidades para os estudantes explorarem

    conceitos matemáticos em um contexto significativo. A aprendizagem matemática, portanto,

    está intrinsecamente ligada à resolução de problemas, que não apenas consolida o conteúdo de

    forma prática, mas também desafia os estudantes a aplicarem os conceitos trabalhados em sala

    de aula. Além disso, durante esse processo, é crucial que as dúvidas sejam sanadas, a fim de

    evitar lacunas na aprendizagem, e que os alunos compreendam a aplicabilidade do conteúdo

    tanto em situações cotidianas quanto em problemas mais abstratos. Dessa forma, a resolução

    de problemas visa desenvolver nos estudantes a capacidade de se tornarem sujeitos

    autônomos na sociedade, equipados com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios

    da vida moderna. A metodologia compreenderá uma análise minuciosa do conteúdo do livro,

     

    com o intuito de identificar e categorizar os problemas matemáticos que envolvam conceitos

    de múltiplos e divisores. Tal análise será seguida por uma avaliação crítica da abordagem

    pedagógica adotada, buscando determinar sua pertinência e eficácia em relação aos objetivos

    educacionais estabelecidos para o 7º ano do ensino fundamental, de acordo com as

    habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (Brasil, 2018). É

    importante ressaltar que este estudo se encontra em estágio inicial, portanto, ainda não dispõe

    de resultados definitivos.

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Resolução de Problemas; Múltiplos e Divisores; Livro Didático.
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Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)