LITERATURA EM SIGNWRITING PARA CRIANÇAS SURDAS: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO DECOLONIAL

  • Autor
  • CARLOS ANTONIO JACINTO
  • Co-autores
  • Leni Aparecida Rabelo da Silva Mendes , João Vitor Nascimento de Santana , Raimirys Costa Rocha , Rubens Ramos de Almeida
  • Resumo
  •  

    Fazemos, neste estudo, uma articulação entre a Literatura Surda e Escrita de Sinais, uma vez que concebemos quem a educação bilíngue e bicultural para Surdos envolve problematizar a presença ou ausência desses componentes. A partir de uma pesquisa bibliográfica, buscamos identificar o que se tem discutido sobre a Literatura Surda Infantil divulgada em SignWriting, refletindo sobre como essa escrita pode potencializar o processo de letramento literário desses discentes e, consequentemente, possibilitar uma leitura literária linguisticamente acessível. Nos resultados, mapeamos obras disponíveis no mercado editorial e outras publicadas gratuitamente em contexto digital, discutindo sua constituição e ressaltando aspectos atrelados à atuação docente.  

     

  • Palavras-chave
  • Literatura Surda; Literatura Decolonial; SignWriting; Surdo.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)