Resumo Simples
A formação de professores é um ponto-chave na busca por uma educação de qualidade, inclusiva e, intercultural. É de suma importância que educadores estejam preparados para lidar com a diversidade cultural, estabelecendo diálogos entre as culturas presentes em salas de aula e, na observância delas estarem também preparados para lidarem com a diversidade de gênero, entre outras. Professores se tornam essenciais na formação do indivíduo, em especial o professor de Ensino Religioso. A busca por uma educação democrática e inclusiva, com boa base teórica sobre as diferentes tradições religiosas, alinhado com as habilidades pedagógicas para promover os diálogos como nos demonstra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Area do Ensino Religioso, com a adversidade de crenças e valores presentes na sociedade, provendo o respeito mútuo e o diálogo inter-religioso nas salas. Manoel Bomfim propõe que se tenha uma educação popular como instrumento para transformação de todos aqueles males adquiridos do colonialismo, para romper com a prática de desigualdades educacionais. O objetivo desta proposta de comunicação é abordar o ensino religioso intercultural como transformador da realidade social parasitária em que vivemos. para tanto, fundamenta-se em autores como Manoel Bomfim (2008), Paulo Freire (1974), Cristina Borges (2020), Giseli Do Prado Siqueira (2020) e Paulo Agostinho Nogueira (2020), além do texto do ensino religioso na BNCC. Como resultado de nossas conjecturas identificamos que o ER é relevante na formação do indivíduo pois desempenha um papel significativo por várias razões: compreensão da diversidade religiosa, desenvolvimento moral e ético, exploração do significado da vida e da existência, promoção da espiritualidade, contextualização cultura-histórica e, sobretudo, promove a consciência política-critica.
Referências
BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira & Siqueira, Giseli do Prado (2020). Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade. Horizonte 18 (55):33-33.
BOMFIM, Manoel José. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro. Centro Edelstein de pesquisas Sociais, 2008
BORGES, Ângela Cristina; SENRA, Flávio Epistemologias marginais: Ciências da Religião em perspectiva descolonizadora e intercultural Revista Reflexão, vol. 45, e204909, 2020 Pontifícia Universidade Católica de Campinas DOI: 10.24220/2447-6803v45e2020a4909
BRASIL. Ministério da Educação Base Nacional Comum Curricular Brasília, 2018. BNCC Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo. Paz e Terra, 1974.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)