As ações para instalação e consolidação do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez na cidade de Montes Claros/MG, na década de 1960, foram marcadas pela forte presença da mulher, o que despertou a necessidade de verificar o empreendedorismo feminino no processo de criação desta instituição. Neste panorama, encontra-se Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva. Musicista, educadora e com conhecimento empírico agregado a sua formação que promoveu ações empreendedoras e emancipadoras no campo da educação musical. Este resumo trata-se de um recorte de pesquisa em andamento, inserido no Projeto Empreendedorismo Educacional e Trajetórias de Escolarização no Norte de Minas (1962-2012), aprovado pelo Comitê de Ética da Unimontes, nº 5.896.813 sob a coordenação do Professor José Normando Gonçalves Meira. O presente estudo tem como objetivo apresentar as narrativas de experiências vividas por Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, a fim de valorizar seu conhecimento empírico como potencial formador, empreendedor e emancipador no campo da educação musical. Este trabalho utilizou-se do método (auto)biográfico (Becker, 1997; Bogdan e Biklein, 1994) e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas narrativas orais como fontes primárias, além de documentos como fontes secundárias, pautadas na análise descritiva e interpretativa, além de acervos pessoais e institucionais, sites, redes sociais, documentários e entrevistas publicadas na plataforma de compartilhamento de vídeos You Tube. A revisão bibliográfica foi traçada na invisibilidade feminina dentro da historiografia e o empreendedorismo feminino (Matos, 2000; Farias, 2018). Como resultados parciais da pesquisa, apontamos que Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, musicista e educadora, percebendo o potencial da arte e cultura local, com sua visão empreendedora, iniciou ações para criar e institucionalizar modelos socioeducacionais e musicais, moldados por suas próprias habilidades e experiências. Filha do renomado compositor Oscar Lorenzo Fernândez, sua formação musical erudita foi enriquecida pelo movimento nacionalista e estudo do folclore, proporcionando uma compreensão mais profunda das tradições culturais. Os resultados parciais obtidos revelam, os caminhos percorridos pela professora e os espaços por ela criados, como parte constitutiva da própria história da educação musical local.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)