Mulheres empreendedoras e a criação do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez em Montes Claros-MG

  • Autor
  • Christiane Faria Franco Vieira
  • Co-autores
  • Carmerindo Miranda de Souza Júnior , José Normando Gonçalves Meira
  • Resumo
  •  

    As ações para instalação e consolidação do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez na cidade de Montes Claros/MG, na década de 1960, foram marcadas pela forte presença da mulher, o que despertou a necessidade de verificar o empreendedorismo feminino no processo de criação desta instituição. Neste panorama, encontra-se Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva. Musicista, educadora e com conhecimento empírico agregado a sua formação que promoveu ações empreendedoras e emancipadoras no campo da educação musical. Este resumo trata-se de um recorte de pesquisa em andamento, inserido no Projeto Empreendedorismo Educacional e Trajetórias de Escolarização no Norte de Minas (1962-2012), aprovado pelo Comitê de Ética da Unimontes, nº 5.896.813 sob a coordenação do Professor José Normando Gonçalves Meira. O presente estudo tem como objetivo apresentar as narrativas de experiências vividas por Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, a fim de valorizar seu conhecimento empírico como potencial formador, empreendedor e emancipador no campo da educação musical. Este trabalho utilizou-se do método (auto)biográfico (Becker, 1997; Bogdan e Biklein, 1994) e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas narrativas orais como fontes primárias, além de documentos como fontes secundárias, pautadas na análise descritiva e interpretativa, além de acervos pessoais e institucionais, sites, redes sociais, documentários e entrevistas publicadas na plataforma de compartilhamento de vídeos You Tube. A revisão bibliográfica foi traçada na invisibilidade feminina dentro da historiografia e o empreendedorismo feminino (Matos, 2000; Farias, 2018). Como resultados parciais da pesquisa, apontamos que Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, musicista e educadora, percebendo o potencial da arte e cultura local, com sua visão empreendedora, iniciou ações para criar e institucionalizar modelos socioeducacionais e musicais, moldados por suas próprias habilidades e experiências. Filha do renomado compositor Oscar Lorenzo Fernândez, sua formação musical erudita foi enriquecida pelo movimento nacionalista e estudo do folclore, proporcionando uma compreensão mais profunda das tradições culturais. Os resultados parciais obtidos revelam, os caminhos percorridos pela professora e os espaços por ela criados, como parte constitutiva da própria história da educação musical local.

     

  • Palavras-chave
  • Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva; empreendedorismo na educação; conservatório.
  • Área Temática
  • História da Educação
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