EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE O DESENHO INFANTIL, LINGUAGEM E EXPRESSÃO: UMA ANÁLISE EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO “CEMEI NOVA VIDA” EM MONTES CLAROS - MG

  • Autor
  • Marina Librelon Pinheiro Lopes
  • Resumo
  •  

    Este estudo investiga a relação entre o desenho infantil, linguagem e expressão, destacando sua importância no desenvolvimento integral da criança. Diante da complexidade desse fenômeno, surge a necessidade de compreender como o desenho se configura como uma forma de expressão linguística na infância. Com base em fundamentos da psicologia do desenvolvimento, linguística e pedagógica, este trabalho visa analisar as características do desenho como linguagem, identificar elementos linguísticos presentes nos desenhos infantis e compreender como as práticas pedagógicas podem promover o uso do desenho como expressão criativa e comunicativa na educação infantil. Dessa forma, essa análise se baseia na teoria sociocultural de Vygotsky (2001), que enfatiza a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento humano. Além disso, fundamenta-se na abordagem construtivista de Piaget (1970,1983), que destaca o papel ativo da criança na construção do conhecimento. Para alcançar tais objetivos, serão realizadas revisões bibliográficas, observações em ambientes educacionais, analise de desenhos e produções realizadas pelas crianças, entrevistas com educadores do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Nova Vida, localizado no bairro Santos Reis no Município de Montes Claros - MG. Espera-se que os resultados contribuam para o aprimoramento das práticas pedagógicas na educação infantil, valorizando a expressão criativa das crianças e promovendo seu desenvolvimento integral. Essa investigação se inscreve na temática da educação infantil, destacando-se pela sua relevância social ao fornecer subsídios para o enriquecimento das experiências educativas das crianças.

    Referências

    PIAGET, Jean. A Construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
    PIAGET, Jean. Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
    VYGOTSKY, Lev Semionovitch.
    A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

     

  • Palavras-chave
  • Desenho; Linguagem; Infância.
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica


Comissão Organizadora do XV COPED

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio

Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira

Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak

Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão

Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos

Realização

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)