REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS E ESTUDANTES DAS CAMADAS POPULARES: POR QUE E PARA QUE APRENDER INGLÊS?

  • Autor
  • Luiz Otávio de Souza Santos
  • Co-autores
  • Geisa Magela Veloso
  • Resumo
  •  

    Este estudo visa compreender o impacto das representações sociais no ensino da língua inglesa para estudantes das camadas populares. Destaca-se a importância do acesso a essa língua para ampliar horizontes culturais e oportunidades futuras. A pesquisa, ancorada na teoria das Representações Sociais de Moscovici, assim como nos estudos de Jodelet, Guareschi, e Jovchelovitch que ampliam o entendimento sobre as representações sociais, e enriquecida pelas contribuições de Freire, busca discutir como tais representações influenciam a matriz curricular e a percepção de professoras e estudantes. O objetivo principal é discutir a relevância do inglês para os estudantes das camadas populares, enquanto os objetivos secundários incluem analisar a percepção dos professores sobre a importância do ensino de uma língua estrangeira e investigar o interesse dos alunos e sua compreensão da língua como objeto cultural. Utilizando uma abordagem qualitativa, serão realizadas entrevistas com professoras e grupos focais com os estudantes. Essa pesquisa é relevante, pois busca estabelecer como a língua inglesa é ancorada e objetivada na construção das representações sociais dos participantes do processo educacional, ou seja, professoras e crianças que são destinatários desse componente curricular, assim como sua relevância para o potencial de ampliação cultural e mobilidade social dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Representações Sociais, Língua Inglesa, Professoras, Camadas Populares
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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