Este estudo visa compreender o impacto das representações sociais no ensino da língua inglesa para estudantes das camadas populares. Destaca-se a importância do acesso a essa língua para ampliar horizontes culturais e oportunidades futuras. A pesquisa, ancorada na teoria das Representações Sociais de Moscovici, assim como nos estudos de Jodelet, Guareschi, e Jovchelovitch que ampliam o entendimento sobre as representações sociais, e enriquecida pelas contribuições de Freire, busca discutir como tais representações influenciam a matriz curricular e a percepção de professoras e estudantes. O objetivo principal é discutir a relevância do inglês para os estudantes das camadas populares, enquanto os objetivos secundários incluem analisar a percepção dos professores sobre a importância do ensino de uma língua estrangeira e investigar o interesse dos alunos e sua compreensão da língua como objeto cultural. Utilizando uma abordagem qualitativa, serão realizadas entrevistas com professoras e grupos focais com os estudantes. Essa pesquisa é relevante, pois busca estabelecer como a língua inglesa é ancorada e objetivada na construção das representações sociais dos participantes do processo educacional, ou seja, professoras e crianças que são destinatários desse componente curricular, assim como sua relevância para o potencial de ampliação cultural e mobilidade social dos estudantes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)