No Brasil, a área de Educação Musical Inclusiva tem apresentado trabalhos que apontam a falta de preparação do professor de música para trabalhar com uma turma inclusiva e a carência de conhecimento sobre as pessoas com necessidades especiais (Souza; Sampaio, 2019). Este trabalho aborda sobre a importância do papel do currículo na formação inicial de professores de música, dentro da perspectiva de uma educação musical inclusiva, de acordo com as legislações vigentes, Lei nº 9394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Resolução CNE/CP nº2, de 20 de dezembro de 2019 e Resolução CNE/CP nº1, de 27 de outubro de 2020. O problema de pesquisa procura entender “como está inserida a Educação Inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura em música das universidades públicas de Minas Gerais?”. O trabalho justifica-se pela importância de investigar através do Projeto Pedagógico de curso (PPC), como os cursos de licenciatura em Música de Minas Gerais têm tratado essa temática e desenvolvido esta proposta na construção da formação de seus discentes. O objetivo geral da pesquisa, é compreender de que maneira a Educação Inclusiva está inserida nos currículos das licenciaturas em música do estado de Minas Gerais. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de autores como Apple (2006) que conceitua currículo, Pereira (2020) que reflete sobre o currículo nos cursos de música e Schambeck (2015) que ressaltam a formação de professores dentro da perspectiva da educação musical inclusiva. A pesquisa em torno desta temática, retrata sobre os componentes curriculares específicos, a preparação na formação dos licenciandos em música para atender pessoas com deficiência dentro da sala de aula e em outros contextos, e os impactos gerados pela carência de disciplinas e atividades práticas na academia. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo, o método de pesquisa é o estudo de caso e o instrumento de coleta de dados a pesquisa documental dos PPCs das sete universidades públicas de Minas Gerais, que oferecem curso de licenciatura em música. Por conseguinte, esta pesquisa demonstra grande relevância para o eixo temático na qual, se inscreve, pois propõe reflexões acerca da formação do futuro educador musical e de componentes curriculares que são trabalhados na academia. Além de acrescer, juntamente com outros trabalhos científicos na área da formação de professores de música, levantando discussões acerca do tratamento dado à educação musical inclusiva nos currículos universitários.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)