A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS

  • Autor
  • Maria Clara Soares Nunes
  • Co-autores
  • Maria Odília de Quadros Pimentel
  • Resumo
  • No Brasil, a área de Educação Musical Inclusiva tem apresentado trabalhos que apontam a falta de preparação do professor de música para trabalhar com uma turma inclusiva e a carência de conhecimento sobre as pessoas com necessidades especiais (Souza; Sampaio, 2019). Este trabalho aborda sobre a importância do papel do currículo na formação inicial de professores de música, dentro da perspectiva de uma educação musical inclusiva, de acordo com as legislações vigentes, Lei nº 9394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Resolução CNE/CP nº2, de 20 de dezembro de 2019 e Resolução CNE/CP nº1, de 27 de outubro de 2020. O problema de pesquisa procura entender “como está inserida a Educação Inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura em música das universidades públicas de Minas Gerais?”. O trabalho justifica-se pela importância de investigar através do Projeto Pedagógico de curso (PPC), como os cursos de licenciatura em Música de Minas Gerais têm tratado essa temática e desenvolvido esta proposta na construção da formação de seus discentes. O objetivo geral da pesquisa, é compreender de que maneira a Educação Inclusiva está inserida nos currículos das licenciaturas em música do estado de Minas Gerais. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de autores como Apple (2006) que conceitua currículo, Pereira (2020) que reflete sobre o currículo nos cursos de música e Schambeck (2015) que ressaltam a formação de professores dentro da perspectiva da educação musical inclusiva. A pesquisa em torno desta temática, retrata sobre os componentes curriculares específicos, a preparação na formação dos licenciandos em música para atender pessoas com deficiência dentro da sala de aula e em outros contextos, e os impactos gerados pela carência de disciplinas e atividades práticas na academia. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo, o método de pesquisa é o estudo de caso e o instrumento de coleta de dados a pesquisa documental dos PPCs das sete universidades públicas de Minas Gerais, que oferecem curso de licenciatura em música. Por conseguinte, esta pesquisa demonstra grande relevância para o eixo temático na qual, se inscreve, pois propõe reflexões acerca da formação do futuro educador musical e de componentes curriculares que são trabalhados na academia. Além de acrescer, juntamente com outros trabalhos científicos na área da formação de professores de música, levantando discussões acerca do tratamento dado à educação musical inclusiva nos currículos universitários.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical Inclusiva, Formação Inicial de Professores, Currículo.
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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