SÍNDROME DE DOWN – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ana Claudia Oliveira da Silva
  • Co-autores
  • Eliane Lopes Santana , Júnea Tatiane Damasceno Oliveira , Liliane Gomes da Rocha
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética com alterações durante a concepção, resultando em um cromossomo extra, afetando aspectos físicos e mentais. Essa prática justifica-se pela necessidade de preparar educadores para planejar aulas inclusivas que promovam autonomia, criatividade e desenvolvimento cognitivo dos portadores de SD, garantindo uma educação igualitária e de qualidade.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    Diante do atual cenário educacional, surge o seguinte problema: como preparar educadores para planejar aulas inclusivas que estimulem a autonomia, criatividade e desenvolvimento cognitivo dos portadores de Síndrome de Down (SD)? Assim, os objetivos desta experiência visam desenvolver estratégias de formação docente eficazes para enfrentar a complexidade de educar crianças com SD, com foco na promoção da inclusão e na maximização do seu desenvolvimento.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    Para realizar esta prática, foram empregadas pesquisas bibliográficas, entrevistas em formato de vídeo, áudio e questionários.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    Segundo Bissoto “a Síndrome de Down se caracteriza, em sua etiologia, por ser uma alteração na divisão cromossômica usual, resultando na triplicação - ao invés da duplicação - do material genético referente ao cromossomo 21.” (Bissoto, 2005, p.2). Diante da falta de conhecimento muitos pais não buscam os direitos e acaba colaborando com a exclusão educacional. De acordo com a Fundació Catalana Síndrome de Down,Educar crianças com Síndrome de Down desde a infância é ainda mais importante, pois é por meio da educação que a criança encontra maiores possibilidades de desenvolvimento de suas capacidades e habilidades motoras, cognitivas e emocionais.” (Down, 2009, p. 430).

     

    Resultados da prática e a relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Os resultados evidenciam as dificuldades educacionais e sociais dos portadores de Síndrome de Down, destacando a necessidade de adaptações nas atividades escolares. As entrevistas contribuíram para ampliar o conhecimento sobre educação inclusiva e desenvolver habilidades de comunicação dos participantes. O estudo, apresentado como um seminário acadêmico, buscou sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a Síndrome de Down e promover práticas inclusivas na sociedade, visando melhorar a formação docente e a educação democrática. Essa experiência tem relevância para o eixo temático do COPED, ao promover a inclusão e a equidade na educação.

     

    Considerações finais

     

    Ter noções sobre a SD é de suma importância para saber lidar com os portadores dessa condição e criar um ambiente inclusivo. Visto que para que haja real democratização dos direitos humanos é essencial a disseminação de informações que colabore para uma sociedade mais justa e igualitária.

     

    Referências

     

    MILLS, Nancy Derwood. A educação da criança com Síndrome de Down. SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. 2. Ed. São Paulo: Memnon: Mackenzie, 2003

     

    BISSOTO, Maria Luísa. Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v. 4, p. 80-88, mar.  2005

     

    DE DOWN, Fundació Catalana Síndrome. síndrome de Down. Aspectos médicos y psicopedagógicos, p. 43, 2009.

     

  • Palavras-chave
  • Síndrome de Down, educação, inclusão
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