Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética com alterações durante a concepção, resultando em um cromossomo extra, afetando aspectos físicos e mentais. Essa prática justifica-se pela necessidade de preparar educadores para planejar aulas inclusivas que promovam autonomia, criatividade e desenvolvimento cognitivo dos portadores de SD, garantindo uma educação igualitária e de qualidade.
Problema norteador e objetivos
Diante do atual cenário educacional, surge o seguinte problema: como preparar educadores para planejar aulas inclusivas que estimulem a autonomia, criatividade e desenvolvimento cognitivo dos portadores de Síndrome de Down (SD)? Assim, os objetivos desta experiência visam desenvolver estratégias de formação docente eficazes para enfrentar a complexidade de educar crianças com SD, com foco na promoção da inclusão e na maximização do seu desenvolvimento.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Para realizar esta prática, foram empregadas pesquisas bibliográficas, entrevistas em formato de vídeo, áudio e questionários.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Segundo Bissoto “a Síndrome de Down se caracteriza, em sua etiologia, por ser uma alteração na divisão cromossômica usual, resultando na triplicação - ao invés da duplicação - do material genético referente ao cromossomo 21.” (Bissoto, 2005, p.2). Diante da falta de conhecimento muitos pais não buscam os direitos e acaba colaborando com a exclusão educacional. De acordo com a Fundació Catalana Síndrome de Down, “Educar crianças com Síndrome de Down desde a infância é ainda mais importante, pois é por meio da educação que a criança encontra maiores possibilidades de desenvolvimento de suas capacidades e habilidades motoras, cognitivas e emocionais.” (Down, 2009, p. 430).
Resultados da prática e a relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Os resultados evidenciam as dificuldades educacionais e sociais dos portadores de Síndrome de Down, destacando a necessidade de adaptações nas atividades escolares. As entrevistas contribuíram para ampliar o conhecimento sobre educação inclusiva e desenvolver habilidades de comunicação dos participantes. O estudo, apresentado como um seminário acadêmico, buscou sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a Síndrome de Down e promover práticas inclusivas na sociedade, visando melhorar a formação docente e a educação democrática. Essa experiência tem relevância para o eixo temático do COPED, ao promover a inclusão e a equidade na educação.
Considerações finais
Ter noções sobre a SD é de suma importância para saber lidar com os portadores dessa condição e criar um ambiente inclusivo. Visto que para que haja real democratização dos direitos humanos é essencial a disseminação de informações que colabore para uma sociedade mais justa e igualitária.
Referências
MILLS, Nancy Derwood. A educação da criança com Síndrome de Down. SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. 2. Ed. São Paulo: Memnon: Mackenzie, 2003
BISSOTO, Maria Luísa. Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v. 4, p. 80-88, mar. 2005
DE DOWN, Fundació Catalana Síndrome. síndrome de Down. Aspectos médicos y psicopedagógicos, p. 43, 2009.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)