O presente resumo consiste em um estudo que se insere no campo do Ensino. O mesmo trata-se de um Relato de Experiência acerca de ações que foram desenvolvidas na edição PIBID 2023/2024 do curso de História da Universidade Estadual de Montes Claros. Neste apresentamos a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como elemento através do qual estabeleceu-se mutuamente a cooperação entre a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e uma Escola de Educação Básica de comunidade na mesma cidade, com o objetivo de melhorar o ensino em todas as suas dimensões e nos dois níveis; básico e superior. Partindo desta premissa, este relato objetiva apresentar o desenvolvimento de como ocorreu essa cooperação universidade/escola desde o momento da inscrição, até o efetivo início das atividades.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)