A questão de territorialidade e território é o ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa apresentada, partindo principalmente do pressuposto na questão quilombola. É preciso entender o território quilombola e a sua territorialidade. No contexto quilombola, o território e a territorialidade são centrais não apenas para a sobrevivência material das comunidades, mas também para a afirmação de sua identidade cultural e para a resistência contra o racismo, a discriminação e a marginalização. A luta pela titulação e demarcação das terras quilombolas é uma demanda histórica dessas comunidades, visando garantir seus direitos territoriais e promover a justiça socioambiental. Com o exposto objetivou-se fazer um levantamento da situação educacional no Quilombo Brejo dos Crioulos e como isso tem afetado no seu desenvolvimento.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica
Comissão Organizadora do XV COPED
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Prof. Dr. Lailson dos Reis Pereira
Prof. Dr. Leando Luciano Silva Ravnjak
Profa. Dra. Raiana Alves Maciel Leal do Carmo
Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Gonçalves Santos
Realização
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)